Escola publica foto de professora com "blackface" com repercussão negativa

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 28/04/2022 às 14:36:49

Escola de Varginha


publica foto de


professora com


"blackface" com


repercussão negativa


Foto foi publicada nesta quarta-feira (27) e apagada nesta quinta-feira (28). Moradores de Varginha fizeram comentários de repúdio na postagem da escola. Escola publica foto de professora com "blackface" e apaga post após repercussão negativa em MG


Uma escola particular de Varginha publicou uma foto de uma de suas professoras com "blackface", ou seja, pintada de preto. A publicação foi feita nesta quarta-feira no perfil de uma das redes sociais da escola e apagado na manhã desta quinta-feira (28), após repercussão negativa.


O que é 'blackface'


e por que é considerado


tão ofensivo?


Além de pintar o rosto de preto, a professora aparece com uma peruca de cabelos crespos e cacheados e uma blusa de mangas longas, também da cor preta, durante uma prática escolar para os alunos da educação infantil. Na postagem, a escola disse que a ação era uma homenagem à Superiora da Congregação, Irmã Marina Andrade e que a professora interpretou a personagem "Bonequinha Preta" para os estudantes.

A publicação chamou atenção dos moradores da cidade, que deixaram diversos comentários de desaprovação e repúdio no post. "Blackface" é uma prática considerada racista e é ofensivo porque prega estereótipos negativos sobre negros.

"Isso é inadmissível, ainda mais vindo de um colégio. Atitudes como essa não me representam, considerando meus privilégios de mulher branca", disse uma das internautas.

"Completamente sem noção. Em pleno século XXI ainda fazerem esse tipo de "teatro/apresentação"! Lamentável!", escreveu outro internauta.

Após os comentários negativos, a escola apagou a publicação.

O que diz o colégio


Colégio dos Santos Anjos de Varginha contrata orientador e professor - Blog do Madeira

Em nota de esclarecimento, a direção do Colégio dos Santos Anjos, unidade Varginha (MG), manifestou o pedido de desculpas à toda sociedade em virtude da Contação de História alusiva ao livro "A Bonequinha Preta", realizada no Auditório do Colégio na última quarta-feira, 27, aos alunos da Educação Infantil.

A direção do colégio afirmou que não tolera quaisquer atitudes de discriminação e que a atividade teve por objetivo ilustrar a personagem da obra literária, sem qualquer ideia ofensiva ou discriminatória.

O colégio informou ainda que a Direção Administrativa e Pedagógica abriu Procedimento Interno, com objetivo de esclarecer o ocorrido e se compromete a promover novas e intensificar campanhas e palestras sobre o tema.

Fonte: G1 Sul de Minas e Redes Sociais

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato