Entenda como Cássia está se preparando para a inauguração do Novo Santuário de Santa Rita

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 05/05/2022 às 17:28:40
Segundo a gestão municipal, moradores da cidade estão cadastrando as próprias casas para receber turistas durante o período festivo. Novo Santuário em Cássia movimenta economia local; inauguração é no dia 22 de maio

Falta pouco para a tão esperada inauguração do Novo Santuário de Santa Rita de Cássia, o maior dedicado à Santa no mundo. O clima em Cássia, neste mês, é de preparação para receber de 100 a 150 mil visitantes. Hotéis e pousadas já estão praticamente sem reservas disponíveis.

O evento está marcado para os dias 20, 21 e 22 de maio. Este período foi escolhido porque no dia 22 de maio é celebrado o dia de Santa Rita de Cássia, que ficou conhecida como a padroeira das causas impossíveis, a protetora das viúvas e a santa das rosas.

O novo santuário ocupa uma área de 180 mil metros quadrados, sendo 100 mil de edificação. Abriga um centro comercial, a casa para o clero, um velário e a réplica da casa de Santa Rita de Cássia.

O local tem capacidade para até 5 mil pessoas sentadas e 2 mil em pé. Conta com sanitários, vestiários, fraldário, praça de alimentação, heliponto e estacionamento para 200 ônibus e até mil carros.

Entenda como Cássia está se preparando para a inauguração do Novo Santuário de Santa Rita

Hospedagens lotadas

Toda essa estrutura deve atrair muitos visitantes para Cássia. O setor hoteleiro comemora as reservas e os moradores da cidade decidiram aproveitar a demanda para alugar suas casas e sítios.

Diego Borges, secretário municipal de Turismo, a taxa de ocupação está bastante alta nas hospedagens e existem poucas vagas disponíveis. Foi criado um projeto para que os moradores possam cadastrar a própria casa, se disponibilizando para receber os turistas.

"Criamos um movimento onde os cassienses estão cadastrando suas casas na Secretaria de Turismo do município, a fim de locá-las e disponibilizá-las aos romeiros e turistas que tenham interesse em vir passar esses 3 dias aqui ".

Ainda de acordo com o secretário, houve ampliação de alguns empreendimentos que estavam parados e também a retomada de obras no setor imobiliário.

"Nós, enquanto poder público, estamos ajudando a fomentar esse tipo de negócio. Inventariando, disponibilizando várias informações no site de turismo da Prefeitura que foi criado esse ano, exclusivamente para atender as demandas de inauguração do novo santuário".

Planejamento do evento

A gestão municipal tem trabalhado no planejamento do evento desde o início do ano passado. De acordo com o secretário de turismo, a estrutura é muito grande e tem proporções maiores do que Cássia tem costume de receber.

"Já temos mais de um ano trabalhando de maneira muito atenta para que possamos ter o mínimo de erros possíveis e com certeza vamos ser muito assertivos nessas ações".

Diego ainda ressalta que o município espera receber suporte dos moradores locais. "A gente conta muito com a população cassiense, um povo muito ordeiro, povo acolhedor, que vai contribuir muito para esse acolhimento dos turistas".

Entenda como Cássia está se preparando para a inauguração do Novo Santuário de Santa Rita

Segurança, trânsito e atendimento médico

Além da estrutura, todo planejamento se preocupa em garantir o bem-estar dos visitantes. O secretário explica que receberam autoridades da Polícia Militar e que estão viabilizando todas as ações necessárias para garantir a segurança dos turistas.

O trânsito em Cássia também passará por adaptações durante o período festivo, já que é uma cidade de 18 mil habitantes e que, inclusive, tem vias bastante estreitas.

"Para todo mundo se atentar, moradores, turistas, às alterações que terão no trânsito e que as respeitem para que a gente consiga ter a maior fluidez possível", relembra o secretário de Turismo.

Com relação à saúde, o evento contará com a presença de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A parceria viabiliza o suporte de para oferecer um pronto-atendimento aos visitantes que precisarem de certa urgência.

"Toda estrutura de saúde do município foi sendo ampliada para atender esse evento".

De acordo com as perspectivas e os dados de anos anteriores, a gestão municipal acredita que o período que terá maior fluxo de movimento será no dia 22, das 7h30 até 14h.

"É importante lembrar os turistas que haverá missas das 5h30 até 21h. Vai ter várias atividades no Santuário. Então, tem tempo, do dia todo até a noite para os turistas visitarem".

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato