Prefeitura de Lavras inaugura serviço para solicitação de alvarás e serviços de forma digital

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 10/05/2022 às 08:08:26
Com a mudança, seis tipos de documentações passam a ser tramitadas pela internet. Prefeitura de Lavras disponibiliza solicitação de alvarás e serviços de forma digital

Reprodução/Prefeitura de Lavras

Para acelerar o atendimento público, a Prefeitura de Lavras disponibilizou uma plataforma online que facilita a solicitação de serviços. Com a mudança, seis tipos de documentações emitidas pela Secretaria de Obras, Desenvolvimento Urbano e Serviços passam a ser tramitados pelo site.

O "Aprova Digital" é o sistema que substitui o requerimento feito pelo cidadão de forma presencial e adianta o trabalho de análise realizado pelo servidor municipal de forma física e manual.

A plataforma coloca no automático as atividades que podem ser facilmente executadas por um sistema, acelerando a emissão de alvarás e outros tipos de documentos para o cidadão.

Os serviços disponibilizados na plataforma são: Informação Preliminar de Construção (IPC), Aprovação de Projeto Arquitetônico, Licença para Construção, Aprovação de Projeto Arquitetônico, Licença para Construção e Habite-se.

Segundo a prefeitura, o processo digital passa por etapas como protocolo, análise e aprovação. De acordo com o secretário Robert Vilas Boas Silva, o que motivou a digitalização foi a necessidade de evolução e melhoria nos processos, reduzindo o uso de papel para também oferecer um procedimento mais confiável e ágil.

"A expectativa a médio prazo é que todos possam estar bem adaptados à plataforma para, assim, as aprovações acontecerem de forma mais rápida, melhorando a qualidade da resposta aos contribuintes e aos profissionais da área de engenharia e arquitetura de Lavras", destaca o secretário.

Ainda de acordo com as informações, não será mais necessário que o cidadão se desloque até o balcão da prefeitura ou faça impressões de projetos para validação. Além disso, a digitalização de serviços públicos municipais reduz o consumo de papel e outros insumos. O acesso à plataforma pode ser feito pelo site.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato