Após dois anos suspensa, tradicional 'Retirada dos Caiapós' volta a ser realizada em Poços de Caldas, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 11/05/2022 às 08:15:00

Após dois anos


suspensa,


tradicional


'Retirada dos Caiapós'


volta a ser realizada


em Poços de Caldas


Na celebração, Congos e Caiapós relembram a época em que indígenas e escravos se conheceram e passaram a se ajudar. Apresentação está marcada para às 16h, desta quarta-feira (11). Após dois anos suspensa, tradicional 'Retirada dos Caiapós' volta a ser realizada em Poços de Caldas, MG

Após dois anos suspensa, tradicional 'Retirada dos Caiapós' volta a ser realizada em Poços de Caldas, MG | Sul de Minas | G1
A tradicional Retirada dos Caiapós da Mata acontece na tarde desta quarta-feira (11) em Poços de Caldas (MG). Na celebração, Congos e Caiapós relembram a época em que indígenas e escravos se conheceram e passaram a se ajudar. Além disto, esta será a primeira fez que a cidade vai celebrar o "Dia do Caiapó", depois que a data foi instituída por meio de uma lei municipal em outubro de 2021.

Encontro de gerações marca 'Retirada de Caiapós' em Poços de Caldas | Sul de Minas | G1

A apresentação está marcada para às 16h, na Fonte dos Amores. A cerimônia da Retirada dos Caiapós faz parte da programação da Festa de São Benedito e acontece dois dias antes do fim das festividades, que termina nesta sexta-feira (13).


Prefeitura de Poços de Caldas

Neste ano, pela 3ª vez consecutiva, a tradicional festa com barracas de comidas típicas, doces e parque de diversões no pátio da capela de São Benedito não será realizada por causa da pandemia. Porém, uma programação religiosa e cultural foi criada para que a data não passe sem comemoração.

Após dois anos suspensa, tradicional 'Retirada dos Caiapós' volta a ser realizada em Poços de Caldas, MG

O Corvo-Veloz | Quem lê, sabe primeiro | sebasfilho@gmail.com: 'RETIRADA DOS CAIAPÓS' ACONTECE, HOJE, EM POÇOS

Nesta quarta-feira (11), as atividades começam às 13h, com um com um almoço especial para os integrantes dos Ternos de Congos e Caiapós, no Restaurante Popular. Às 16h, eles seguem para a Retirada dos Caiapós da Mata, na Fonte dos Amores, com cortejo pelas ruas centrais até a Capela de São Benedito, onde será celebrada uma missa especial em homenagem ao Dia do Caiapó, às 19h.

"Neste ano, a partir da aprovação da Lei, o Dia do Caiapó ganha ênfase na programação cultural dos festejos de São Benedito. Além da emoção do reencontro entre Ternos de Congos, Caiapós e o público, na tradicionalíssima Retirada dos Caiapós na Fonte dos Amores, os amantes da cultura popular de Poços de Caldas têm um motivo a mais para comemorar. Viva Seu Pedro Caiapó", celebra o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

A tradição dos Caiapós



Prefeitura de Poços de Caldas

A Retirada dos Caiapós da Mata tem como cenário a Fonte dos Amores, aos pés da Serra de São Domingos, e resgata o encontro entre negros e índios. Teatralmente, a retirada representa o encontro de um grupo de caiapós com os ternos de Congo.

De acordo com o Dossiê de Registro do Bem Imaterial Festa de São Benedito de Poços de Caldas, os Congos com seus tambores e demais instrumentos vão buscar os Caiapós que estão previamente escondidos na mata e levam-nos até a imagem de São Benedito.


Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas se apresenta na WTM Latin America, em São Paulo – ONDA POÇOS


"A Retirada dos Caiapós do Mato significa compartilhamento, um agradecimento dos negros aos indígenas que sempre deram acolhida aos escravos, foragidos das senzalas, machucados e com fome.

O indígena sempre foi um protetor dos negros fugidos, dava acolhida, curava e alimentava. Existe uma troca muito linda da coroa e do cocar, que é o símbolo maior do poder dos Caiapós. Essa troca significa igualdade", explicou Ailton Santana, o Mestre Bucha, em depoimento ao documentário "13 de Maio – A Festa de São Benedito, fragmentos de uma história"

Após dois anos suspensa, tradicional 'Retirada dos Caiapós' volta a ser realizada em Poços de Caldas, MG

Segundo a escritora Nilza Botelho Megale, os Caiapós apresentam-se vestidos de índios, pintados e tatuados, sendo que o cacique, além do traje mais apurado, empunha a buzina de chifre.

"Os dançadores usam saias compridas de capim, camisas cobertas de penas de galinha, pulseiras nos braços e artelhos, colares de contas e levam nas mãos: arcos, flechas e espadas de pau, que batem para marcar o ritmo. (?) Eles não cantam nem falam, apenas se comunicam por meio de gestos, pois os indígenas não compreendiam a língua portuguesa".


Ano Cultura Popular: Caiapós e Congada

A história representada relembra o momento em que os negros, em retribuição à acolhida dos indígenas durante suas fugas, vão até a mata para convidá-los para a Festa de São Benedito. Segundo a prefeitura, a celebração é um dos momentos mais emocionantes e significativos da programação cultural da Festa de São Benedito.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato