Aumento nos furtos de cabos e padrões de energia preocupa comerciantes em Varginha, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 12/05/2022 às 15:56:59
De acordo com a Cemig, até março deste ano jĂĄ foram roubados quase 2 km de cabos de energia. Aumento nos furtos de cabos e padrões de energia preocupa comerciantes em Varginha

O aumento nos furtos de cabos e padrões de energia tem preocupado comerciantes de Varginha (MG). Os casos tĂȘm acontecido com frequĂȘncia na região e a Cemig alerta para os riscos de acidentes nesse tipo de furto.

Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em 2021 foram furtados mais de 6 km de cabos de energia, prejuĂ­zo que chega a R$ 1 milhão. Neste ano, até março, jĂĄ foram roubados quase 2 km de cabos.

Uma empresa em Varginha estĂĄ hĂĄ dois dias sem poder trabalhar. Na Ășltima terça-feira (10), além do padrão de energia, alguns cabos foram roubados. O dono, Roger Vasques, ficou sabendo através de vizinhos ainda durante a noite.

"Fizemos boletim de ocorrĂȘncia, acionamos a PolĂ­cia Militar. No caso, a PolĂ­cia Civil tinha encontrado o cara que fez o furto dos fios de madrugada. Tivemos que ir lĂĄ reconhecer os materiais para poder dar continuidade no boletim de ocorrĂȘncia".

Aumento nos furtos de cabos e padrões de energia preocupa comerciantes em Varginha, MG

Reprodução/EPTV

Na empresa ao lado, foi necessĂĄrio colocar proteções tanto na caixa do padrão quanto na tampa que dĂĄ acesso aos cabos de energia. Segundo Helton Pires, gerente do local, a sensação é de falta de segurança e medo.

"Simplesmente hoje a gente não tem segurança, roubam tudo. Estamos na luta. Tivemos que tomar essa medida para não sermos prejudicados", desabafa o gerente.

Em um dos casos, foram registradas imagens do circuito de segurança. O vĂ­deo mostra uma pessoa tentando arrombar as caixas de energia elétrica, mas nada foi levado. O suspeito acabou se ferindo e marcas de sangue ficaram no local.

A Cemig alerta para o risco de acidentes nesse tipo de furto. Tentar retirar equipamentos eletrificados pode provocar ferimentos graves e até morte. De acordo com a Companhia Energética, quem teve o padrão de energia furtado, é necessĂĄrio entrar em contato com a Cemig para que um técnico especializado possa fazer os reparos.

Fonte: G1 Sul de Minas e PolĂ­cias Civil e Militar

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato