Unidade de coleta de sangue deve começar a funcionar em breve em Varginha, diz secretário de Saúde

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 13/05/2022 às 17:35:18
A cidade está sem um ponto de doação de sangue que funcione diariamente desde 2015. Unidade de coleta de sangue deve começar a funcionar em breve em Varginha

A nova unidade de coleta de sangue em Varginha (MG) deve começar a funcionar em breve, segundo o secretário de Saúde, Armando Fortunato. O novo prédio fica no bairro Vila Verde, onde foi o banco de sangue. O local tem passado por reformas para atender os cidadãos.

Varginha já teve um ponto de coleta que foi fechado em 2015, quando um decreto federal determinou que só unidades estaduais pudessem fazer a captação de sangue. Desde então, o município está sem um ponto de doação que funcione diariamente.

De acordo com o secretário de saúde, o local está em fase final de acabamento e só terá que passar por alguns ajustes de interesse da vigilância sanitária estadual. Ele reforça que como naquele local já funcionava um Hemocentro, "agora as coisas serão mais fáceis de finalizar".

Unidade de coleta de sangue deve começar a funcionar em breve em Varginha, diz secretário de Saúde

Reprodução/EPTV

Ainda segundo o Armando, para a unidade de coleta funcionar na cidade foi feita uma negociação passando pela Procuradoria-Geral do Município, além de uma avaliação com instituições mineiras. O secretário adianta que a gestão municipal tem interesse em realizar a inauguração do local o quanto antes.

"Em breve teremos uma unidade do Hemominas em Varginha, para atender não só a cidade, mas um futuro centro de distribuição de sangue e hemoderivados", reforça o secretário.

Em Varginha, além de doar, pelo menos três vezes ao ano, Vinicius Bissoni é exemplo ao incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo. O morador explica que começou o projeto em São Paulo, junto com outros motociclistas, e trouxe para a cidade para continuar a solidariedade que iniciou por lá.

"É uma forma de poder ajudar as pessoas que você não conhece. Todo mundo sabe que nos hospitais faltam sangue e eles sempre pedem. É uma forma de você ajudar", disse Vinicius.

Enquanto este ponto não começa a funcionar, a coleta acontece duas vezes por mês na Policlínica Central de Varginha, além de uma vez por semana ser feito o transporte dos doadores de Varginha até a unidade da Hemominas de Poços de Caldas. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (35) 99734-9458.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato