Santuário inaugurado no Sul de MG tem réplica da casa que Santa Rita viveu em Cássia, na Itália

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 22/05/2022 às 17:33:22
Casa foi inaugurada neste domingo (22) juntamente com o santuário, considerado o maior do mundo dedicado à Santa Rita Cássia. Réplica da casa em que Santa Rita viveu na cidade de Cássia, na Itália, foi construída em santuário no Sul de MG

O maior santuário do mundo dedicado à Santa Rita de Cássia, inaugurado na cidade do Sul de Minas neste domingo (22), possui como um dos atrativos a réplica da casa em que a santa viveu na Itália, no século 14.

A casa original foi feita em 1.200 e a réplica de Cássia (MG) é uma cópia fiel ao imóvel. De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico de todo complexo do novo santuário, Adriano Ogushi, a casa foi detalhada com as referências de fotos do próprio local em que Santa Rita viveu na Itália.

- O empresário que doou o santuário para a igreja, ele foi até Cássia, na Itália, onde tirou fotos e fez muitos vídeos, detalhando tudo que tinha na casa de lá. Com essas referências, trouxemos para nossa realidade aqui no Brasil, com materiais de acabamento que tínhamos aqui– disse Ogushi ao g1.

Réplica da cama de Santa Rita, que está na casa feita no santuário em Cássia (MG)

A casa foi feita toda de madeira rústica, com tijolinho aparente e piso artesanal para remeter à pedra original, tentando ficar ao máximo semelhante à casa na cidade italiana. O local é aberto ao público de 8h às 21h.

O arquiteto revela que o primeiro esboço de como seria construído o santuário foi feito em março de 2018. Em um primeiro momento, a casa de Santa Rita estava projetada para ficar em outro local dentro do santuário. No entanto, foi feita uma mudança para que fosse implantado um caminho exclusivo até o imóvel.

- Nesse esboço já definimos o que teria o complexo santuário, que é a igreja, as lojas, a réplica da casa de Santa Rita. A partir dai começamos a traçar os primeiros traços do desenho – falou.

Casa de Santa Rita em Cássia, na Itália

Arquivo pessoal/Adriano Ogushi

- Acompanhar ele saindo do papel foi algo sensacional. Teve algumas modificações de implantação, ele estava implantado em um lugar e a gente elevou ele para outro, para trazer um caminho exclusivo que levasse até a casa. Para fazer com que o caminho até a casa de Santa Rita ficasse bem agradável para os turistas e os devotos – completou.

Visitas à réplica da casa já ocorrem no santuário de Santa Rita de Cássia

Toda obra levou quatro anos para ficar pronta. As celebrações de inauguração tiveram início na sexta-feira (20) e chegam ao fim neste domingo. O santuário inclui uma igreja, um centro comercial, a casa para o clero, velário, sanitários, vestiários, fraldário, praça de alimentação, heliponto e estacionamento para 200 ônibus.

- Vê-lo depois de pronto foi uma sensação inexplicável. Costumo dizer que a profissão de arquitetura nasceu da igreja. A gente estudando a história da arte e arquitetura, a maioria dos arquitetos eram chamados para fazer igreja. Então, nossa profissão praticamente surgiu nisso. É algo inexplicável ver as pessoas usando e ter a sensação de estar mexendo com a fé das pessoas. É um sentimento muito bom. Depois disso, passei a ser devoto de Santa Rita e acredito muito nela também – concluiu o arquiteto.

O arquiteto Adriano Ogushi durante a inauguração da réplica da casa e do santuário de Santa Rita de Cássia

O santuário ocupa uma área de 180 mil metros quadrados. Para construir a estrutura foram gastos 400 mil metros cúbicos de terra, 6 mil metros cúbicos de concreto, 500 mil tijolos, 50 mil sacos de cimento, 500 mil toneladas de areia e pedra, além de 60 mil metros quadrados de asfalto e 100 km de cabo elétrico.

Esboço do santuário de Santa Rita em Cássia, no Sul de Minas, feito em 2018

Arquivo pessoal/Adriano Ogushi

O maior tempo dedicado à santa tem capacidade para até 5 mil pessoas sentadas e mais 2 mil em pé.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato