Suspeita de aliciar brasileiros presos com drogas na Tailândia é solta após pagar fiança

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 23/05/2022 às 13:09:35

Suspeita de


aliciar brasileiros


presos com


drogas na Tailândia


é solta após pagar fiança


Três brasileiros foram presos no aeroporto de Bangkok, com 15 quilos de cocaína. Camila Raposo Broca estava presa desde 5 de maio; conforme a decisão, ela fica proibida de frequentar aeroportos ou similares. g1 tenta contato com a defesa.

Vídeo mostra brasileiros suspeitos de tráfico internacional de drogas na Tailândia com suposta aliciadora em aeroporto antes de embarque, diz PF

Bangkok, na Tailândia, onde a modernidade e a tradição se encontram | CNN Brasil Soft
BangKog, capital da Tailãndia

Câmeras de segurança do aeroporto de Curitiba registraram momento em que Mary Hellen chega com malas contendo cocaína - Polícia Federal/Divulgação
Vídeo que mostra a suspeita de aliciar Brasileiros para levar drogas para a Tailândia

  1. A mulher suspeita de aliciar os três brasileiros que foram presos por tráfico internacional de drogas, no Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi, em Bangkok, na Tailândia, foi solta, no sábado (21), após pagar fiança no valor de dois salários mínimos - que representam R$ 2.424.

    A decisão, de sexta-feira (20), é da juíza Sandra Regina Soares, da 9ª Vara Federal de Curitiba. Camila Raposo Broca estava presa desde 5 de maio. De acordo com o documento, não constam antecedentes criminais contra ela.

    "Muito embora a quantidade de entorpecentes apreendidos seja significativa, bem como o modus operandi indicar a atuação de articulada organização criminosa, por ora, não há elementos que indiquem que a acusada ocupa posição hierárquica relevante no esquema delituoso, de modo que sua liberdade atualmente não representa perigo à ordem pública", pontua a juíza.

    Segundo a decisão, Camila deverá comparecer mensalmente à Justiça, para justificar atividades e manter o endereço atualizado.

    Além disso, ela é obrigada a comparecer a todos os atos do processo e "não se ausentar do local em que constituiu sua residência por mais de oito dias sem comunicação ao Juízo, sob pena de revogação automática do beneficio ora concedido, com consequente e imediata expedição de mandado de prisão".

    Camila também fica proibida de frequentar aeroportos ou similares, para evitar o risco de novas infrações, conforme o documento.

    O g1 tenta contato com o advogado Vinícius Monteiro Schenfeld França, que a defende.

    ENTENDA:

    Veja o que se sabe e o que falta

    esclarecer sobre a prisão dos três

    brasileiros na Tailândia

    Jovem que foi preso com drogas na Tailândia pediu perdão para mãe em telefonema

    POSSÍVEIS PENAS: Saiba o que diz a lei tailandesa sobre prisões por drogas

    Agentes da PF prenderam mulher suspeita de aliciar brasileiros presos na Tailândia

    Divulgação/Polícia Federal


    Advogados se voluntariam para ajudar pouso-alegrense presa por tráfico na Tailândia ? Rede Moinho 24

    Câmeras do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, registraram dois dos três brasileiros presos suspeitos por tráfico internacional de drogas na Tailândia, antes de embarcarem com destino ao exterior.

    As imagens, divulgadas pela Polícia Federal (PF), mostram uma jovem e um dos dois homens presos caminhando pela área externa e pelo saguão do aeroporto, acompanhados de Camila Raposo Broca.

    O vídeo foi gravado, segundo a polícia, em 12 de fevereiro deste ano, véspera da prisão dos brasileiros no Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi, em Bangkok. Assista ao vídeo.

    Vídeo mostra brasileiros suspeitos de tráfico na Tailândia com aliciadora antes de embarqu

    Os brasileiros foram presos após serem flagrados com 15,5 quilos de cocaína, segundo autoridades do país. Os suspeitos são:

    Mary Hellen Coelho Silva,

    de 21 anos, moradora

    de Pouso Alegre (MG)

    Brasileira é presa na Tailândia e pede ajuda para evitar pena de morte

    Jordi Vilsinski Beffa, de 23 anos, morador de Apucarana (PR)

    Ricardo de Almeida da Rosa, de 26 anos, que mora em Curitiba (PR)

    A Polícia Federal informou que pretende pedir a extradição dos três brasileiros que estão detidos na Tailândia, para que eles possam responder pelos crimes no Brasil.

    Ainda conforme a PF, a investigação apontou que os dois homens que estão entre os presos brasileiros, já haviam feito viagens internacionais anteriormente, com indícios de que também transportavam drogas.


    Pagar com a vida é muito forte', diz irmã de brasileira presa por tráfico de drogas na Tailândia; crime é punido com pena de morte | Sul de Minas | G1

    Os investigados, de acordo com a polícia, devem responder por tráfico internacional de drogas e associação criminosa para o tráfico. As penas somadas podem chegar a 25 anos de prisão.

    O outro lado

    A defesa de Jordi informou que o jovem conseguiu falar com a mãe pela primeira vez após a prisão. Jordi relatou, segundo a defesa, que está sendo bem tratado e que há possibilidade de ser ouvido por um juiz tailandês na próxima semana.


    Caso Mary Hellen:

    O advogado de Mary Hellen Coelho Silva, Telêmaco Marrace, afirmou que a prisão da suspeita de aliciar os brasileiros "abre caminho para extradição". Leia mais sobre o que disse a defesa.

    Até a publicação desta reportagem, o g1 e a RPC tentavam localizar a defesa de Ricardo Rosa.

    Relembre o caso

    Três brasileiros foram presos após serem flagrados com 15,5 quilos de cocaína nas bagagens, ao desembarcarem no aeroporto de Bangkok.

    Desde o início do caso, a família do paranaense se mostrou preocupada e alegou que sequer sabia a respeito da viagem internacional. Os pais dele descobriram a prisão por mensagens que Beffa trocou com amigos.

    A família do paranaense informou que ele saiu de casa com somente uma mala e que esta mala citada não aparece nas imagens divulgadas pelas autoridades tailandesas, mas somente outra mala, que eles desconhecem a origem.

    O advogado não soube dizer se ele deixou a bagagem em algum local ou se as autoridades não fotografaram a mala vista pela família.

    Cocaína estava escondida em compartimento oculto da bagagem dos brasileiros, segundo as autoridades tailandesas

    Primeiramente, foram presos o homem, de 26 anos, e a jovem. Eles saíram de Curitiba e, após escalas, chegaram ao país.

    A droga foi encontrada com o homem e a jovem após a equipe do aeroporto desconfiar de itens mostrados no raio X.

    Quem é Mary Hellen, jovem presa com mais dois brasileiros por tráfico de drogas

    Brasileira pediu advogado à irmã: 'Fala pra ele mandar a gente pro Brasil, pra gente responder lá'; ouça áudio

    Os funcionários da alfândega revistaram as três malas dos passageiros e encontraram 9 quilos de cocaína. A droga estava escondida em um compartimento oculto.

    Horas depois, as autoridades prenderam o jovem de Apucarana. Ele chegou ao aeroporto em outro voo. Jordi Vilsinski Beffa foi preso após os agentes encontraram

    'Pagar com a vida é muito forte', diz irmã da brasileira presa por tráfico de drogas

    'Mary Hellen entrou de mula", afirma advogado de brasileira presa na Tailândia


    Jovem presa com cocaína na Tailândia envia carta à família | VEJA

    O Itamaraty informou que acompanha a situação e que presta assistência aos brasileiros, mas não detalhou o que está sendo feito em relação ao caso. O órgão disse ainda que "em observância ao direito à privacidade", não pode fornecer dados específicos sobre "casos individuais de assistência a cidadãos brasileiros".


    Prefeitura de Pouso Alegre

    Mary Hellen mora em Pouso Alegre

    A Tailândia foi, por um tempo, um dos países onde o tráfico de drogas podia ser punido com pena de morte. O mesmo ocorre em outros países do Sudeste Asiático.

    O Itamaraty destacou que foi promulgada, em dezembro de 2021, uma nova lei de entorpecentes na Tailândia, que não inclui a pena de morte entre as possíveis punições para casos de condenações relacionadas ao uso, consumo, produção e tráfico de drogas.

Fonte: G1 Sul de Minas e Polícias Civil /Federal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato