IPTU: veja os reajustes e quando os carnês começam a ser distribuídos nas maiores cidades do Sul de MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 24/05/2022 às 16:19:41
Neste ano, os carnês poderão ser pagos via pix, através do QR Code inserido no documento, e também por cartão de crédito ou débito de forma online. Veja como será a cobrança do IPTU nas maiores cidades do Sul de Minas

O carnê para pagamento do IPTU começam a ser distribuídos aos contribuintes do Sul de Minas. E o valor do imposto em 2022 sofreu reajuste nas quatro maiores cidades da região.

Pouso Alegre é a cidade que teve maior aumento: 17,85%. Já Poços de Caldas, Varginha e Passos ficaram com reajuste entre 10% e 11%.

IPTU: veja os reajustes e quando os carnês começam a ser distribuídos nas maiores cidades do Sul de MG

Poços de Caldas

A Prefeitura de Poços de Caldas informou que os carnês do IPTU começarão a ser distribuídos em junho com reajuste de 11,07%. O vencimento da primeira parcela está previsto para julho.

De acordo com a prefeitura, o IPTU de 2022 será calculado tomando por base os valores utilizados no lançamento ocorrido em 2021, sem reajuste por parte do município. O imposto terá apenas a atualização monetária, a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE), acumulado no período de novembro de 2020 a outubro de 2021, que registrou variação de 11,07%.

O município informou que neste ano os carnês poderão ser pagos via pix, tanto na cota única quanto de forma parcelada. Um QR Code estará impresso no documento pra pagamento.

Além dessa modalidade, o pagamento do imposto também poderá ser feito via cartão de débito em parcela única, ou de crédito podendo ser dividido em até 12x, com os encargos da operadora do cartão. Para esta modalidade de pagamento será disponibilizado um link no site da Prefeitura ao contribuinte, para o pagamento com cartão, de forma online.

Quem optar por pagar à vista, em cota única, poderá ganhar 5% de desconto. A cobrança e a arrecadação da Taxa de Coleta de Lixo serão efetuadas em conjunto com o IPTU, nos mesmos prazos estabelecidos.

Informações e dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (35) 3697-5057 ou na Secretaria Municipal de Fazenda, localizada na Rua Minas Gerais, nº 651, no Centro de Poços de Caldas.

Pouso Alegre

A Prefeitura de Pouso Alegre informou que o reajuste no IPTU na cidade foi apenas nas taxas de iluminação e coleta de lixo. O aumento, conforme a administração municipal, é de 17,85%.

Foram emitidos 80.363 carnês. O pagamento começa em julho e vai até novembro. Há desconto de 10% para quem quiser pagar em cota única. Já se a opção foi por parcelamento, é possível dividir em até cinco vezes.

O documento normalmente é entregue na casa dos contribuintes, mas é possível obtê-lo, em caso de necessidade, por meio do site da prefeitura.

Varginha

Em Varginha, o IPTU também teve reajuste. Segundo a prefeitura, o valor será de 10,06% e segue o IPCA de janeiro a dezembro do ano passado.

O pagamento em Varginha terá início no dia 20 de junho. Segundo a prefeitura, houve mudança na data devido ao atraso na geração dos arquivos para impressão dos carnês.

Os boletos começarão a ser distribuídos na primeira quinzena do mês de junho. Poderão ser parcelados os valores acima de R$ 75, mas quem optar por pagar a vista terá desconto de 10%.

Quem não receber os boletos poderão acessar o carnê pelo site da prefeitura.

Passos

Em Passos, o reajuste também gira em torno dos 10%. A prefeitura informou que o valor do reajuste levou em consideração o IPCA acumulado entre os meses de dezembro de 2020 e novembro de 2021. O valor do reajuste é de 10,74%.

No município, o pagamento do IPTU teve início em maio. Quem optar pagar por cota única, o prazo é dia 31 de agosto e ganhará desconto de 10%. Além disso, quem tiver histórico de bom pagador também ganhará desconto de 5%.

Segundo a prefeitura, a cidade foi dividida em setores e cada uma tem uma data diferente para pagar o imposto. Quando o vencimento coincidir com feriados ou fins de semana, o pagamento será feito no próximo dia útil.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato