Ex-secretĂĄrio de Planejamento investigado por esquema de corrupção em prefeitura Ă© preso em Passos, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 27/05/2022 às 17:13:59

Ex-secretĂĄrio


de Planejamento


investigado por


esquema de


corrupção em


prefeitura


é preso em Passos.


Wanilton Chagas Cardoso, foi preso preventivamente nesta sexta-feira (27) durante a 3ÂȘ fase da "Operação EminĂȘncia Parda", deflagrada pelo Ministério PĂșblico e pela PolĂ­cia Militar de Minas Gerais.

Prefeitura Municipal Passos - MG - Passos

O ex-secretĂĄrio de Planejamento de Passos (MG), Wanilton Chagas Cardoso, foi preso preventivamente nesta sexta-feira (27) durante a 3ÂȘ fase da "Operação EminĂȘncia Parda", deflagrada pelo Ministério PĂșblico e pela PolĂ­cia Militar de Minas Gerais. o ex-secretĂĄrio foi preso em casa, no CondomĂ­nio das Nações.

Ex-secretĂĄrio de Planejamento investigado por esquema de corrupção em prefeitura é preso em Passos, MG | Sul de Minas | G1

Segundo o MP, o objetivo desta fase da operação é reprimir crimes de lavagem de dinheiro proveniente de delitos contra a administração pĂșblica praticados na cidade pelo ex-secretĂĄrio.

Segundo a denĂșncia, o ex-secretĂĄrio, com o auxĂ­lio de terceiros a ele ligados por parentesco e afinidade, por meio de reiteradas operações de lavagem de dinheiro no mercado imobiliĂĄrio, procurou ocultar valores provenientes de propina recebida e desvios praticados no exercĂ­cio do cargo.

Operação cumpriu mandados contra esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na Prefeitura de Passos, MG

Operação EminĂȘncia Parda

Na primeira fase da operação, o Ministério PĂșblico jĂĄ havia oferecido denĂșncia por 27 crimes de corrupção passiva e outros seis de lavagem de dinheiro.

Segundo o MP, com a continuidade das investigações, foram identificadas dezenas de outras condutas praticadas com o mesmo modo de agir jĂĄ revelado na primeira fase da investigação, permitindo o oferecimento de nova denĂșncia por 22 crimes de lavagem de capitais e o cumprimento de um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão.

Wanilton Chagas Cardoso estava foragido desde o dia da 1ÂȘ fase da operação, em 21 de março. No dia 19 de abril, ele chegou a conseguir um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o que dava direito a ele de aguardar pelo julgamento em liberdade.

EX SECRETÁRIO É PRESO POR CORRUPÇÃO EM PASSOS - Carmo Web TV

O advogado Weber Peixoto, que defende o ex-secretĂĄrio, disse que a prisão é ilegal e abusiva, jĂĄ que o cliente dele estava sob habeas corpus concedido pelo STJ. A defesa informou ainda que jĂĄ levou ao conhecimento do ministro que concedeu o habeas corpus para que tome as medidas possĂ­veis contra quem é de direito.

MP e PM cumprem novos mandados contra esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na Prefeitura de Passos

Ministério PĂșblico

Morre o promotor de justiça de TrĂȘs Passos, Ricardo Melo de Souza, aos 55 anos - RĂĄdio Alto Uruguai | FM 92,5 - FM 106,1RĂĄdio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1

Investigação

O ex-secretĂĄrio é investigado por suposta participação em esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na Prefeitura de Passos. Segundo o Ministério PĂșblico, ele recebeu, de 2014 a 2016, uma porcentagem em cima de todos os pagamentos realizados pela prefeitura de Passos para uma empresa terceirizada de mão de obra. Conforme o MP, ele também recebeu porcentagem do valor pago pela prefeitura para uma empresa de serviços de capina e varrição no municĂ­pio. O valor seria referente a despesas jĂĄ inscritas em restos a pagar.

O Ministério PĂșblico aponta, ainda, que a ação contava com um esquema de ocultação de bens, através da qual o ex-secretĂĄrio, utilizando-se de procurações pĂșblicas e "contratos de gaveta", realizou dezenas de operações de compra e venda de imóveis e veĂ­culos, sempre em nome de terceiros. Os rendimentos, de acordo com o MP, nunca foram oferecidos à tributação.

Segundo a Receita Federal, foi oferecida denĂșncia contra duas pessoas por 28 crimes de corrupção passiva e seis crimes de lavagem de dinheiro. Na segunda-feira, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em concessionĂĄrias e condomĂ­nios de Passos, além de ordem de sequestro de imóveis e arresto de veĂ­culos com valores de até R$ 5,8 milhões.

A operação foi nomeada de "EminĂȘncia Parda". Ela é o desfecho das operações "Purgamentum", "Sacripanta" e "Quimera", que revelaram a existĂȘncia de um esquema de corrupção no municĂ­pio de Passos em licitações e contratos pĂșblicos. A Receita Federal informou que a operação investiga gestões anteriores da prefeitura.

Fonte: G1 Sul de Minas e PolĂ­cias Civil e Militar

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato