Influenza: maiores cidades do Sul de Minas vacinaram menos de 50% do público alvo

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 30/05/2022 às 14:32:58
Municípios apresentam baixa procura pelo imunizante. Etapa atual da vacinação comtempla gestantes, mulheres amamentando e pessoas que trabalham com transporte rodoviário. Sul de Minas apresenta baixos índices de vacinação contra a gripe

As maiores cidades do Sul de Minas vacinaram menos de 50% do público alvo contra a Influenza. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), até 20 de maio, 134.348 pessoas haviam sido imunizadas contra a gripe, dos 342.343 indivíduos estimados para a campanha, na região.

Nas primeiras etapas da campanha o público alvo foi de idosos acima de 60 anos e crianças abaixo de nove anos com doenças pré-existentes, além de crianças abaixo dos cinco anos em geral. Atualmente a imunização comtempla gestantes, mulheres amamentando e pessoas que trabalham com transporte rodoviário.

Poços de Caldas foi a cidade que mais vacinou até aqui, com 49% do público alvo imunizado. Em seguida vem Varginha (46,6%), Pouso Alegre (45,9%) e Passos (41,4%).

"Precisamos na vacina da gripe atingir 90% destes públicos–alvos já com a vacina tomada, para que a gente não tenha tantos casos de internações e de óbitos por influenza. Essa vacina já contempla a variante nova que surgiu no ano passado", explicou o Secretário de Saúde de Varginha, Luiz Carlos Coelho.

Influenza: maiores cidades do Sul de Minas vacinaram menos de 50% do público alvo

Valdecir Galor/SMCS

O secretário disse acreditar que a baixa adesão à imunização pode estar relacionada aos movimentos antivacina e também às fake news.

"O que nós temos é um movimento antivacina que vem crescendo nos últimos anos. Aliado a isso tem as redes sociais que vai disseminando algumas informações que são fakes, que são suspeições de efeitos adversos de vacina, isso faz com que a população desavisada fique preocupada e deixe de trazer as crianças e os familiares para vacinar", falou.

Luiz Carlos Coelho salientou, ainda, que as vacinadas são seguras. Ele também relembrou que a vacina contra a gripe já é aplicada há mais de dez anos.

"Vacinas são seguras, essa vacina da gripe vem sendo usada há mais de uma década. Então a gente tem ai uma vacina segura, uma dose única, anula com um publico alvo muito importante para nós, é importante ir numa sala de vacina mais próxima e tomar esta vacina", disse.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato