Homens são presos por extração ilegal de ouro durante operação conjunta no Rio Grande, em Itutinga, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 03/06/2022 às 10:30:09
A prisão aconteceu durante uma operação da Polícia Militar de Meio Ambiente e a Agência Nacional de Mineração. Homens são presos suspeitos de extração ilegal de ouro no Rio Grande, em Itutinga, MG

Polícia Militar de Meio Ambiente

Três homens foram presos suspeitos de extração ilegal de ouro em Itutinga (MG). A prisão aconteceu durante uma operação da Polícia Militar de Meio Ambiente e a Agência Nacional de Mineração contra extração ilegal de recursos minerais no Rio Grande.

Segundo a PM, uma draga de extração de ouro foi detectada no leito do Rio Grande. Os militares informaram que o equipamento não possuía as devidas licenças ambientais. A draga é um conjunto de embarcação, estilo uma balsa, com motor e bomba de sucção.

Ainda de acordo com a PM, o material é "sugado" do leito ou calha do rio, passa pela balsa e o mineral mais pesado, neste caso o ouro, fica preso em uma espécie de tapete. O restante volta para o rio.

Homens são presos suspeitos de extração ilegal de ouro no Rio Grande, em Itutinga, MG

Polícia Militar de Meio Ambiente

Os responsáveis pela draga foram presos em flagrante e encaminhados para a delegacia da Polícia Federal de Varginha. A Polícia Militar de Meio Ambiente informou que não foi apreendido ouro durante a operação, apenas maquinários. O material foi apreendido e foram lavras as multas correspondentes.

A PM de Meio Ambiente informou que a exploração irregular de recursos minerais como ouro, areia, cascalho e pedras é crime. A pena prevista por lei é de um a cinco anos de detenção, além dos crimes ambientais relacionados.

Fonte: G1 Sul de Minas e Polícias Civil e Militar

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato