Ministério Público propõe ação contra prefeito e secretário de Saúde de Ijaci por furarem fila da vacina

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 13/06/2022 às 16:22:45

Ministério


Público


propõe ação


contra prefeito


e secretário de Ijaci


por furar fila da vacina


MP apurou que o prefeito e o secretário de Saúde foram vacinados no dia 20 de janeiro de 2021, com doses destinadas à vacinação de trabalhadores da saúde.

O Ministério Público propõs uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de Ijaci, Fabiano Moreti (MDB) e o secretário de Saúde do município, Rodolfo de Oliveira Costa, por furarem a fila da vacinação contra a Covid-19 no ano passado.

Prefeitura Municipal de Ijaci - MG -

A ação foi proposta pela 5ª Promotoria de Justiça de Lavras no dia 8 de junho. O MP apurou que o prefeito e o secretário de Saúde foram vacinados no dia 20 de janeiro de 2021. Ambos tomaram duas das primeiras 16 doses remetidas ao município de Ijaci, destinadas à vacinação de trabalhadores da saúde que, por seu contato diário com pacientes, apresentassem maior risco de contaminação.

Questionado pelo MP, o prefeito de Ijaci explicou que, por ocupar o cargo efetivo de motorista no município, teria, em tese, direito à prioridade na vacinação. Justificou, do mesmo modo, que o secretário de Saúde é técnico de enfermagem e, em razão de sua formação, atuaria diariamente na Unidade Básica de Saúde da cidade. Ambos seriam, portanto, profissionais da área da saúde.

O MP diz ainda que foi constatado ao longo das investigações que, ao saber que estava sendo investigado por furar a fila da vacinação, o prefeito rapidamente sentou-se ao volante de uma ambulância e tratou de transportar algum paciente para fora da cidade.

De acordo com o MPMG, em relação ao secretário municipal a explicação dada pelo prefeito foi que o servidor é dispensado do registro de frequência, embora compareça diariamente à Secretaria Municipal de Saúde e à Unidade Básica de Saúde do Município, para atendimento à população.

Na ação, o MP pede à Justiça que condene os dois à perda de função pública, suspensão de direitos políticos até 12 anos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais pelo mesmo período.

Em contato com o g1, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Ijaci informou que o prefeito e o secretário ainda não foram citados oficialmente e por enquanto não vão comentar o assunto.

Fonte: G1 Sul de Minas e Polícias Civil e Militar e MP

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato