Após 38 anos, tradicional tapete de Corpus Christi volta a ser confeccionado em Lavras, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 16/06/2022 às 10:39:06

Após

38 anos,

tradicional

tapete de

Corpus Christi

volta a ser confeccionado

em Lavras

A última vez que o tapete havia sido confeccionado na cidade foi em 1984. A tradição foi paralisada porque moradores e comerciantes reclamavam da sujeira que a montagem do tapete deixava nas ruas.

Tapete de Corpus Christ volta a ser confeccionado após 38 anos em Lavras

Após 38 anos, tapete de Corpus Christi volta a ser confeccionado em Lavras, MG | Sul de Minas | G1

Após quase 40 anos, a confecção do tapete do Corpus Christi foi retomada em Lavras. A última vez que o tapete havia sido confeccionado na cidade foi em 1984, por causa de reclamações de moradores e comerciantes da cidade. Agora, 38 anos depois, a tradição voltou em todas as paróquias do município.


Prefeitura Municipal de Lavras
O Corpus Christi – feriado em que é celebrado o Corpo de Cristo, simbolizado na missa católica pela hóstia – é comemorado em várias cidades brasileiras através dos tapetes de serragem. Neles, os fiéis "desenham" cálices, pães e vinhos, que lembram o sacramento da comunhão.


Portal Minas Gerais - Eventos: CORPUS CHRISTI


Feriado de Corpus Christi:

saiba o que abre

e o que fecha

em Varginha e Poços de Caldas


Tapetes no feriado

de Corpus Christi:

entenda esta tradição

Na época, moradores e comerciantes reclamavam da sujeira que a montagem do tapete deixava nas ruas. Diante disto, a igreja Matriz e todas as outras paróquias da cidade pararam com a tradição. Apenas a procissão e a missa foram mantidas ao logo destes 38 anos no município.

Agora, em 2022, a tradição foi retomada por completo. O tapete da Paróquia Santana, igreja matriz de Lavras, começou a ser construído às 2h da madrugada desta quinta-feira (16).

O tapete tem cerca de mil metros de cumprimento. Ele sai de perto da entrada da matriz, passa pela Praça Augusto Silva, passa também pela igreja histórica do Rosário e retorna para a matriz. Para confeccionar, os voluntários utilizaram serragem, pó de café, casca de ovos, sal.

Cada pastoral da paróquia ficou responsável por confeccionar um pedaço do tapete, que foram divididos em 30 espaços. Após a procissão, os fiéis participaram da missa de Corpus Christi.


Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato