Duas pessoas morrem afogadas nos Lagos de Furnas em Capitólio

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 20/06/2022 às 15:43:07
Mãe de Izamara Pereira, Maria Aparecida Pereira Messias, revela que havia recebido vĂ­deos da filha feliz na lancha antes do acidente em Capitólio. ProprietĂĄrios e pilotos de embarcações vão ser ouvidos pela Marinha após acidente em MG

Maria Aparecida Pereira Messias, mãe da jovem de Machado (MG) que morreu após uma embarcação tombar no Lago de Furnas, havia visto vĂ­deos da filha feliz e se divertindo em Capitólio antes do acidente acontecer.

Ela relembra que Izamara Pereira, de 22 anos, havia enviado as imagens para um amigo. Os vĂ­deos também foram divulgados pela jovem nas redes sociais. Por ter visto os registros, a mãe revela que decidiu não ligar para ela, pois estava tranquilo. Horas depois, recebeu a notĂ­cia sobre a morte da jovem.

"Ela estava mandando vĂ­deos para a gente, devia ser 13h. Eles alegres, andando na lancha. Ela estava mandando para um colega dela, que mostrava para a gente e brincava com ela, dizendo que era a lancha que ela iria comprar. Nem liguei para ela nesse dia, porque vi que ela estava feliz na lancha, estava mandando as notĂ­cias, pensei que não era preciso ligar para ela", disse.

"Chegou a noite, veio a notĂ­cia. Afundou meu chão. Eu caĂ­ no chão e gritava, mas falavam para eu não gritar, porque não tinham contado para minha mãe [avó de Izamara]. Nessa hora eu só queria minha mãe, porque nessa hora é a mãe que a gente busca", completou.

Mãe da jovem que morreu em acidente com embarcação no Lago de Furnas

LEIA TAMBÉM

Saiba quem é Izamara Pereira, jovem que morreu após embarcação tombar no Lago de Furnas

Dois passageiros morrem após embarcação tombar no Lago de Furnas, em Capitólio

Izamara Pereira, jovem que morreu após embarcação tombar no Lago de Furnas, é enterrada em Machado

Jovem publicou vĂ­deo em rede social antes de embarcação tombar

Maria Aparecida relembrou que o noivo da filha, que estava junto na viagem, disse que todos tentaram fazer de tudo para reanimar Izamara, mas ela não resistiu.

- Não tenho palavras para falar dela. A izamara era uma pessoa muito amorosa, tinha carinho muito especial por nós. Chegava e pedia benção, falava que amava. Minas trĂȘs filhas são assim. Não tem como uma palavra definir ela. É um anjo, gostava muito de criança, tinha carinho muito especial por nós. Ligava para falar que nos amava. Era essa a Izamara – falou.

Izamara Pereira foi enterrada na noite de domingo (19) no cemitério municipal de Machado (MG). O sepultamento estava previsto para ser realizado na manhã desta segunda-feira (20). Segundo informações da Prefeitura de Machado, a famĂ­lia teria pedido para que a jovem fosse enterrada ainda na noite deste domingo (19). O sepultamento reuniu familiares e amigos da jovem.

Acidente no Lago de Furnas

O acidente aconteceu no sĂĄbado (18) em uma região conhecida como Cachoeirinha. Segundo informações divulgadas pela Associação PĂșblica dos MunicĂ­pios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), uma lancha com 14 passageiros a bordo apresentou problemas mecânicos e solicitou apoio de outra embarcação nas proximidades para resgatar os passageiros.

Uma chalana, ocupada por outros 10 passageiros, foi ao encontro da lancha à deriva. No momento do transbordo dos passageiros, a chalana não suportou o peso e virou. O idoso e a jovem não conseguiram sair debaixo da embarcação e se afogaram.

Ainda conforme as informações da Prefeitura e da Ameg, marinheiros tentaram reanimar as duas vĂ­timas até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de UrgĂȘncia (Samu), que confirmou os óbitos. As demais vĂ­timas sofreram apenas escoriações leves.

Quem era Izamara

Izamara nasceu em Machado no dia 7 de março de 2000, mas atualmente morava em Paraguaçu (MG). Segundo a funerĂĄria que farĂĄ o velório da vĂ­tima, a jovem trabalhava em uma das confecções da cidade.

Saiba quem é Izamara Pereira, jovem que morreu após embarcação tombar no Lago de Furnas

A jovem de 22 anos estava em Capitólio junto com o noivo no momento do acidente. Nas redes sociais, ele lamentou a perda da companheira com quem iria se casar.

"Tão cedo assim. TĂ­nhamos planos, casar, ter filhos ter nossa casinha... Eu estou sem chão, sem rumo meu amor. [...] Olha por nós aĂ­ de cima viu? Te amo muito", publicou.

Investigação

A Marinha do Brasil (MB) divulgou nota, ainda no domingo (19), afirmando que assim que houve o acidente, a Delegacia Fluvial de Furnas enviou uma Equipe de Busca e Salvamento (SAR) ao local, a fim de prestar o apoio necessĂĄrio.

"Ao chegar, a equipe SAR verificou que os passageiros jĂĄ haviam sido socorridos e que duas pessoas vieram a óbito. A embarcação que naufragou estava prestando auxĂ­lio a uma outra que se encontrava à deriva no lago de Furnas, com problemas de mĂĄquinas. O emborcamento ocorreu no momento de embarque dos passageiros".

Além disso, a Marinha informou que serão emitidas notificações aos proprietĂĄrios e condutores para que prestem esclarecimentos sobre o ocorrido e providenciem a reflutuação da embarcação.

RELEMBRE

Queda de paredão deixa 10 mortos em Capitólio

Saiba quem são as vĂ­timas da queda de paredão em Capitólio

Ainda de acordo com a MB, um inquérito administrativo serĂĄ instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades da ocorrĂȘncia, bem como colher ensinamentos para reduzir a probabilidade de situações parecidas no futuro.

"ConcluĂ­do o inquérito e cumpridas as formalidades legais, o mesmo serĂĄ encaminhado ao Tribunal MarĂ­timo, que farĂĄ a devida distribuição e autuação, o qual darĂĄ vista à Procuradoria Especial da Marinha para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei n°2.180/54. A MB lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares e amigos das vĂ­timas", diz a nota.

Ao g1, a PCMG informou que os corpos foram encaminhados ao Posto Médico-Legal em Passos, no Sul de Minas. Paralelamente à investigação da Marinha, a Delegacia de PolĂ­cia Civil em Piumhi também apura os fatos.

Prefeito de Capitólio e Ameg lamentam o acidente

O prefeito de Capitólio, Cristiano Silva, lamentou o acidente e prestou solidariedade as vĂ­timas.

"Nosso respeito as famĂ­lias enlutadas neste acidente. Temos trabalhado constantemente para aumentar a segurança na região. Todas as embarcações são obrigadas a fornecer coletes salva-vidas em nĂșmero suficiente para todos os passageiros e tripulação", pontuou o prefeito, esclarecendo que, no momento do acidente, vĂĄrios passageiros usavam o colete.

O presidente da Ameg e prefeito de Carmo do Rio Claro, Filipe Carielo, também lamentou o ocorrido.

"Em nome de todos os municĂ­pios que compõem a Ameg, nos solidarizamos com familiares e amigos das vĂ­timas fatais bem como àqueles que escaparam ilesos deste lamentĂĄvel acidente e reafirmamos o compromisso de todos os gestores municipais da região bem como da Marinha do Brasil, sediada em Furnas, de garantir a navegabilidade segura para todos no nosso Mar de Minas", disse.

Desabamento de rocha em Capitólio

Em 8 janeiro deste ano, um desabamento de uma rocha no Lago de Furnas, em Capitólio, deixou dez pessoas mortas. Todas as vĂ­timas estavam em uma Ășnica embarcação.

Após quase dois meses de apuração do caso, a PolĂ­cia Civil não identificou responsĂĄveis ou culpados pelo desabamento e pediu o arquivamento do inquérito.

O órgão afirmou não foi verificada nenhuma ação humana especĂ­fica que tenha provocado a queda do paredão, levando à conclusão que a ocorrĂȘncia foi um "evento natural".

Fonte: G1 Sul de Minas e PolĂ­cias Civil e Militar

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato