Projeto de lei que tramita na Câmara de Vereadores pretende a criação da Guarda Municipal em Passos, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 21/06/2022 às 16:06:20
Ideia é que pelo menos 40 guardas sejam contratados na cidade; audiĂȘncia pĂșblica debateu a implantação da guarda nesta segunda-feira (20). Vice-prefeito fala sobre projeto que propõe implantação de guarda municipal em Passos

Um projeto de lei que tramita na Câmara de Vereadores de Passos (MG) pretende criar uma Guarda Municipal na cidade. A ideia é que pelo menos 40 guardas sejam contratados na cidade. Uma audiĂȘncia pĂșblica debateu a implantação da guarda nesta segunda-feira (20).

O projeto de lei deu entrada na Câmara de Vereadores em dezembro do ano passado, mas a vontade de criar esse grupo de segurança jĂĄ tinha sido manifestada pela prefeitura em setembro do ano passado.

"Foi encaminhada à câmara um projeto para criação da Guarda Municipal e a Secretaria de Segurança PĂșblica e Defesa Social também e ontem nós tivemos uma audiĂȘncia de iniciativa do Poder Legislativo. A audiĂȘncia foi proveitosa, teve um nĂșmero de pessoas representativo e significativo, lideranças, surgiram ali vĂĄrias sugestões que o Poder Legislativo e Executivo estão analisando, para que esse projeto saia o melhor possĂ­vel e que se estruture uma Guarda Municipal apropriada para a nossa cidade de Passos", disse o vice-prefeito da cidade, Arlindo Nascimento (PSL).

Projeto de lei que tramita na Câmara de Vereadores pretende a criação da Guarda Municipal em Passos

Divulgação / Ascom Prefeitura de Passos

Ainda segundo o vice-prefeito, a Guarda teria um leque extenso de atuação, principalmente para organização do trânsito da cidade.

"Na Constituição de 1988 no seu parĂĄgrafo 4Âș, artigo 144, faz a previsão da Guarda Municipal dizendo os seguintes, que os municĂ­pios poderiam constituir suas guardas para proteger seus bens, serviços e instalações. Até então era um conceito estĂĄtico, parado, de vigia mesmo, mas o tempo foi passando, essa guarda começou a fazer patrulhamentos ostensivos e veio uma lei então de 2014, que é a Lei 13.022, que criou o estatuto das Guardas Civis Municipais, e essa lei ampliou o leque de ação das guardas dizendo que ela poderia patrulhar todos os seus bens, os bens em comum, principalmente", disse o vice-prefeito.

A expectativa é que um concurso pĂșblico para a contratação de guardas municipais seja aberto até o fim do ano na cidade.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato