Azeites produzidos em terras vulcânicas de Minas conquistam medalhas de ouro em concursos fora do país

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 21/06/2022 às 20:38:50

?Azeites


produzidos


em terras


vulcânicas


de Minas conquistam


medalhas de ouro em


concursos fora do país

Especialistas dizem que o solo vulcânico ajudam na boa qualidade da azeitona e do óleo. Azeites produzidos em terras vulcânicas ganham prêmios em concurso internacional


Poços de Caldas
Azeites produzidos em terras vulcânicas, aos pés da Serra da Mantiqueira, em Poços de Caldas e Andradas (MG), ganharam medalhas de ouro em concursos fora do país. Especialistas dizem que o solo vulcânico ajudam na boa qualidade da azeitona e do óleo.

O produtor Moacir Carvalho Dias coleciona prêmios. Nos últimos anos, os azeites produzidos por eles foram reconhecidos em diversos concursos. Agora, em 2022, não foi diferente. Um dos azeites dele recebeu pelo quarto ano consecutivo a medalha de ouro em um concurso em Nova York.

Andradas é a 2ª melhor cidade de Minas Gerais para se viver
Andradas
"Pra nossa alegria novamente, pelo quarto ano seguido emplacou uma excelente classificação e os nossos clientes, que trazem as suas azeitonas para fazer o azeite, também emplacaram medalha de ouro nos concursos e isso nos deixa muito feliz, porque mostra que a região é realmente de bons produtos", disse Moacir.

Azeites produzidos em terras vulcânicas de MG conquistam medalhas de ouro em concurso fora do país

Borriello: azeite premiado no sul de Minas Gerais | Trilhas e Cantos

Plantação de oliveiras (azeitonas) em Poços de Caldas

Outros dois azeites, o branco e o verde, também receberam a medalha de ouro em outro concurso realizado na Espanha. Um deles foi produzido em um processo que durou apenas duas horas. Já o outro tem um toque de limão siciliano.


Produtores mineiros de azeitona e azeite investem na quantidade e qualidade - Agropecuário - Estado de Minas

Plantação de Oliveiras (azeitonas) em Andradas

As oliveiras de Moacir estão plantadas entre Poços de Caldas e São Sebastião da Grama (SP). A região é conhecida pelo solo vulcânico, que segundo o produtor, faz com que os azeites produzidos ali sejam especiais.


Azeite bom? Só cuidando da oliveira! - Sabor à Vida Gastronomia

"Uma característica que eu vejo diferente de outros produtores de outras regiões do Brasil é que nós quase não temos doença de fungos, porque aqui é muito seco, então as árvores estão mais próximas do habitat natural dela, lá do Mediterrâneo e acredito que esse solo vulcânico da nossa região dá essa cereja no bolo para nós, realmente com 100% de aproveitamento, nunca algum produtor ou nós enviamos uma amostra que não tirou nota máxima na sua avaliação", disse o produtor.


Azeites produzidos em terras

vulcânicas de MG conquistam

medalhas de ouro em

concurso fora do país


Mapa de Minas Gerais, Mapa MG - Encontra Minas Gerais

Hoje o Sul de Minas já conta com mais de três mil hectares de oliveiras plantados em 80 municípios e com isso, cresce também a produção de azeites.

A safra deste ano já é de mais de 100 mil litros, superando o antigo recorde, registrado em 2018.

"Até chegar em uma premiação de concurso há um longo caminho percorrido. São anos de pesquisas que estudam o manejo das plantas, muita dedicação dos produtores e tudo isso aliado às condições climáticas e ambientais, que precisam ser favoráveis.

O clima das nossas montanhas, a diversidade da vegetação influenciam na complexidade de aromas e sabores dos azeites.

Os azeites produzidos aqui, por exemplo, possuem características sensoriais que remetem a frutas tropicais, o que diferem de azeites produzidos no hemisfério norte, onde o clima é temperado e além disso os azeites são colocados à disposição do consumidor extremamente novos, logo após a produção e o frescor também uma característica extremamente importante", disse o engenheiro agrônomo da Epamig, Pedro Moura.


Destaque em Andradas

Em Andradas, pela primeira vez, dois azeites produzidos na cidade receberam a medalha de ouro, a maior premiação, em dois dois mais importantes concursos de azeites do mundo.

Para a produtora Paula Trevisan, a premiação foi uma agradável surpresa. Em 2019, ela deixou o mercado financeiro em São Paulo e decidiu investir em um olival em Andradas. A expectativa era de que a primeira safra fosse colhida somente no ano que vem.


Azeites produzidos em terras

vulcânicas de MG conquistam

medalhas de ouro em

concurso fora do país

Mas o clima frio do ano passado ajudou e agora em 2022, ela colheu a primeira safra e produziu o primeiro azeite. O blend, que mistura cinco variedades de oliveiras, recebeu a premiação máxima em um concurso realizado na Espanha.

"Primeira produção nossa, eu tenho a plantação desde 2019, então este ano acabou sendo a nossa primeira safra e a gente está muito contente porque logo de primeira nós conseguimos duas medalhas de ouro e nós estamos muito contentes com esse prêmio"

Depois de todo o trabalho que a gente fez aqui, porque faz 3 anos que a gente vem trabalhando, a gente cuida, eu estava confiante de trazer algum prêmio, mas essas duas medalhas de ouro nos surpreenderam", disse a produtora.

A família do produtor Luis Henrique Marcon se dedica há mais de 30 anos na produção de vinhos que já conquistaram dezenas de prêmios mundo afora. Mas há cinco, a família decidiu explorar uma nova cultura. Das oliveiras produzidas em Andradas e também em Divinolândia (SP), saiu um azeite extra-virgem que também foi premiado com medalha de ouro no concurso da Espanha.


Agro Urbano | Azeite de oliva brasileiro: vem aí o frescor da safra 2022

"Agora sim a Terra do Azeite, inclusive tem mais produtores na região, a Terra do Vinho, a Terra do Azeite, aqui tem tudo que um bom bebedor de vinho gosta: um bom vinho, cachaça, café, azeite e queijo, o que mais precisa né, Minas é um lugar abençoado. A gente está muito feliz está aqui, nessa região que além de ser bonita ainda traz tantas coisas boas para nossa região", disse Luis Henrique.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato