Esquadrão antibombas do Bope retira explosivos deixados por assaltantes em agência bancária de Itajubá, MG

7 feridos no assalto à CEF em Itajubá, 5 PMs e 2 civis

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 23/06/2022 às 20:47:26

Esquadrão


antibombas


do Bope retira


explosivos


deixados por


assaltantes


na CEF de Itajubá.


Ao todo, quatro explosivos foram deixados na agência, sendo dois no primeiro piso e outros dois no segundo andar. Bope faz a retirada de explosivos deixados durante ataque à agência da Caixa em Itajubá

Itajubá tem madrugada de pânico após ataque de quadrilha a banco

Policiais do esquadrão antibombas do Bope, o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Minas Gerais, trabalhavam na noite desta quinta-feira (23) na retirada dos explosivos que foram deixados por criminosos durante o ataque à agência da Caixa Econômica Federal, em Itajubá (MG).

O que se sabe sobre o ataque

Ataque em Itajubá: 'Deitei para me proteger da troca de tiros', diz morador | O TEMPO

CEF no centro de Itajubá: Assalto, explosões de caixas eletrônicos, tiroteios e 7 pessoas feridas


Ao todo, quatro explosivos foram deixados na agência, sendo dois no primeiro piso e outros dois no segundo andar. Os policiais do Bope chegaram à agência por volta de 17h para retirar os artefatos. Por volta de 20h, o trabalho ainda continuava no local.

Devido à presença das bombas na agência, ainda não foi possível saber se os criminosos conseguiram ter acesso ao cofre do penhor, que seria o alvo principal da quadrilha.

Esquadrão antibombas do Bope retira explosivos deixados por assaltantes em agência bancária de Itajubá

Assaltantes armados atacam agência da Caixa em Itajubá (MG)

A polícia segue as buscas pela região pelos criminosos. A suspeita é que pelo menos 12 pessoas tenham participado do ataque. Um homem de 33 anos foi preso durante confronto com policiais em Brazópolis, cidade vizinha a Itajubá. Cinco pessoas ficaram feridas durante a ação, entre elas quatro policiais militares.

O ataque à CEF em Itajubá

PM faz buscas por criminosos que atacaram agência da Caixa Econômica Federal em Itajubá, MG | Sul de Minas | G1

Moradores registram ataque de assaltantes a agência bancária em Itajubá (MG)


Itajubá: pelo menos cinco pessoas ficam feridas durante ataque a banco - Gerais - Estado de Minas

Quatro PMs e um morador ficaram feridos durante ação de criminosos armados na noite de quarta-feira (22) em Itajubá, no Sul de Minas. Os assaltantes atacaram uma agência da Caixa Econômica Federal no centro da cidade e trocaram tiros com a polícia. A Polícia Militar (PM) confirmou que o cofre de penhor da agência foi atacado, mas não há informações se algo foi levado.

Assalto em Itajubá: estudante ferido por tiro recebe alta - Gerais - Estado de Minas
Estudante da UNIFEI levou um tiro na perna dentro do carro quando passava pelo local do assalto a CEF em Itajubá

As policias Militar e Civil de Minas Gerais atuam em conjunto nesta quinta (23) na busca pelos suspeitos de envolvimento na tentativa de roubo.

A PM informou que, após a ação em Itajubá, os criminosos se dividiram em dois comboios, um em sentido a Pouso Alegre e outro em direção a São Lourenço, por Maria da Fé. Os assaltantes deixaram quatro bombas dentro da agência bancária, segundo a Guarda Municipal de Itajubá.

Até a última atualização desta reportagem, às 15h30, os explosivos seguiam no prédio, dois no 1º andar e outros dois no segundo piso.


Região foi alvo de crimes

semelhantes nos últimos

meses; relembre


O que se sabe e o que falta saber

sobre o ataque

Morador de prédio vizinho a banco relata desespero durante ação: 'Escondi na cozinha'

Ataque em Itajubá: morador que teve carro roubado por criminosos fala sobre pânico e alívio: 'É um livramento' - Jornal Região Sul
Ataque em Itajubá: morador que teve carro roubado por criminosos fala sobre pânico e alívio: 'É um livramento'
PF vai investigar assalto que deixou cinco feridos em Itajubá (MG)
Em entrevista à EPTV, a porta-voz da PM, major Layla Brunnela, disse que dois policiais foram baleados durante a ação dos assaltantes - um no ombro e outro no braço. Ela também afirmou que a corporação apura denúncia que um dos suspeitos foi baleado e estaria escondido na zona rural da cidade.


Ataque em Itajubá: PM aponta 5 feridos em ação do Novo Cangaço contra a Caixa | O TEMPO

Sete veículos utilizados no assalto foram apreendidos pela PM. Três deles foram encontrados em Cachoeira de Minas, segundo a major. Um carro foi abandonado em uma estrada de terra em Extrema. Outro veículo também foi localizado em Itajubá.


CARRO USADO EM ASSALTO EM ITAJUBÁ É ENCONTRADO COM TIROS E SANGUE - Carmo Web TV

Um outro carro foi encontrado com manchas de sangue abandonado bairro do Banhado, em Brazópolis. Dentro dele havia material explosivo, celulares, carregadores, combustível e sinais de várias perfurações de balas. Neste lugar teria acontecido um tiroteio entre policiais e criminosos e a prisão de um suspeito.

Ataque em Itajubá: veja o que se sabe e o que falta saber sobre a tentativa de assalto à Caixa Econômica Federal | Sul de Minas | G1

Na BR-459, também foram apreendidos diversos miguelitos, um tipo de prego que foram jogados na rodovia para tentar evitar que carros e viaturas da polícia passassem pelo local.

Na manhã desta quinta-feira, a PM havia informado que mais três suspeitos tinham sido presos; no entanto, segue preso apenas um suspeito, localizado pela polícia ainda de madrugada. A PM informou que apura uma denúncia de que há um suspeito sangrando na zona rural de Brazópolis.

A Prefeitura de Itajubá e a PM informaram que um morador que passava pelo local no momento do ataque foi baleado na perna esquerda e precisou ser socorrido para um hospital da cidade.

Assalto em Itajubá: ainda há explosivos dentro da Caixa, diz PM | O TEMPO

Inicialmente, a Polícia Militar havia informado que a ação tinha deixado sete pessoas feridas - dois moradores e cinco policiais; mais tarde, atualizou o dado: há quatro policiais e um morador ferido.

A assessoria de imprensa da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) informou que o morador ferido é um estudante da instituição, que foi atingido dentro de seu carro. A universidade também informou que ele já foi liberado do hospital e que será levado para São José dos Campos (SP), onde vive sua família.

Reprodução Redes Sociais


VÍDEOS: Grupo armado com fuzis e bombas provoca terror em tentativa de assalto a banco em MG | Revista Fórum
Tiroteio durante a noite em frente a CEF em Itajubá, e em vários locais da cidade. Batalhão da PM também foi alvejado com armamento pesado

Itajubá: pelo menos cinco pessoas ficam feridas durante ataque a banco - Gerais - Estado de Minas

Nas redes sociais, moradores publicaram vídeos que mostram homens armados e barulhos de intenso tiroteio pela cidade. Em outros vídeos, aparecem o que seriam reféns.

Antes do ataque à agência bancária, os criminosos assaltaram uma motorista de aplicativo e levaram o carro dela para área próxima a um quartel da PM na cidade, segundo informações da Guarda Municipal de Itajubá. Em seguida, o grupo se dividiu: parte atacou e fuzilou o quartel com tiros de fuzil e incendiou carros para dificultar a ação dos policiais, enquanto os demais invadiam o banco.

Assalto com bombas em agência da Caixa em Itajubá-MG | Folha de Paraguaçu

Segundo as primeiras informações, os criminosos não teriam conseguido abrir o cofre da agência. Em nota, a Caixa Econômica Federal afirma que "informações sobre eventos criminosos em suas unidades são repassadas exclusivamente às autoridades policiais, e ratifica que coopera integralmente com as investigações dos órgãos competentes".

De acordo com o tenente-coronel Flávio Santiago, da assessoria de imprensa da PM de Minas Gerais, depois que os criminosos fugiram de Itajubá foi registrado um tiroteio na região de Brazópolis e Paraisópolis, também no sul do estado; um suspeito foi preso no local.


Segundo a PM, a prisão do suspeito deve ajudar nas investigações e também para que os outros assaltantes sejam localizados e capturados — a suspeita é que ao menos 12 pessoas participaram da ação em Itajubá.

Polícia Federal divulga imagens dos suspeitos de assalto à agência da Caixa Econômica
Suspeitos assaltantes dentro da CEF em Itajubá

Inicialmente, foi informado que outro tiroteio havia ocorrido em SP, mas a PM mineira atualizou a informação e afirmou que não houve troca de tiros do lado paulista da divisa. Segundo a PM de São Bento do Sapucaí (SP) , os criminosos atearam fogo em um veículo na área da cidade, que faz divisa com Brazópolis, para impedir a passagem dos policiais paulistas. Ninguém ficou ferido.

Morador registra sequência de tiros durante assalto à agência da Caixa

Assaltantes armados atacam agência da Caixa em Itajubá (MG)
Buscas pelos suspeitos continua em toda a região


Quatro bombas foram deixadas

por assaltantes na agência

da Caixa Econômica Federal

em Itajubá, MG

Bandidos explodem agência da Caixa Econômica Federal em Belford Roxo | Rio de Janeiro | G1
BOPE chega de BH para desarmar 4 bombas deixadas na CEF de Itajubá pelos bandidos

Segundo a Polícia Militar, a suspeita é que 12 pessoas tenham participado da ação em Itajubá. A Polícia Militar informou que concentra as buscas em Itajubá e outros municípios da área em busca dos suspeitos, com apoio de militares de outras regiões, além da Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar de São Paulo.

Ainda de acordo com a PM, os militares estão também fazendo buscas por propriedades rurais da região, pois há a possibilidade dos crimininosos estarem escondidos nelas.


"Eles conhecem muito bem a região e acreditamos que a grande possibilidade de prisão desses infratores e continuamos nas operações (...). Nossos policiais estão preparados, foram muito treinamentos. Nós acreditamos que, com esse cerco, nós conseguimos êxito ao longo da manhã e do dia", afirmou o tenente-coronel Santiago.

A Pm informou que estão sendo utilizados drones durante as buscas pelos criminosos, além de aeronaves e força terrestre


Fonte: G1 Sul de Minas e Polícias Civil e Militar

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato