Polícia Civil investiga ataque hacker que apagou dados de sistema do SAAE, em Passos, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 28/06/2022 às 12:21:29
Todo o sistema eletrônico do órgão foi prejudicado, já que muitos arquivos foram apagados; ataque aconteceu na última sexta-feira. A Polícia Civil vai investigar um ataque hacker no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), de Passos (MG). Todo o sistema eletrônico do órgão foi prejudicado, já que muitos arquivos foram apagados. O ataque aconteceu na última sexta-feira.

Entre os serviços prejudicados estão as leituras de relógios e a emissão de boletos, que deverá causar prejuízos tanto para os trabalhadores do SAAE, quanto para os moradores da cidade.

"Na última sexta-feira os nossos técnicos detectaram uma lentidão no sistema e de imediato perceberam que estava tendo um ataque hacker. O sistema nosso foi todo atacado e de imediato os nossos técnicos tomaram as devidas providências para tentar desligar o sistema. Eles conseguiram de uma certa forma antecipar uma parte não ser atacada, mas uma grande parte foi", disse o diretor do SAAE, Esmeraldo Pereira.

Polícia Civil investiga ataque hacker que apagou dados de sistema do SAAE, em Passos

Divulgação / SAAE Passos

Ainda segundo o diretor do SAAE, praticamente todo o sistema foi prejudicado.

"Desde sexta-feira nosso sistema está todo parado, a parte de compras, faturamento, o nosso comercial, atendimento, administrativo, está todo parado e com isso os nossos leituristas não puderam ir a campo fazer as leituras, com isso nós temos a data certa para fazer as leituras nas casas dos moradores e isso foi prejudicado. Vai causar um impacto financeiro tanto para autarquia e para o usuário", disse o diretor.

Ele disse ainda que técnicos estão trabalhando no restabelecimento do sistema.

"Nós contratamos uma empresa terceirizada para auxiliar nossos técnicos, que estão trabalhando neste momento. Acreditamos que até amanhã no final da tarde deve ser normalizado. Nós conseguimos salvar uma boa parte porque tínhamos armazenamento, backups e com isso nós conseguimos restaurar uma parte do sistema, mas criou um grande caos, um prejuízo muito grande para a autarquia e nossos usuários", disse o diretor.

Fonte: G1 Sul de Minas e Polícias Civil e Militar

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato