Estado descarta caso suspeito de varĂ­ola dos macacos investigado em TrĂȘs Corações, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 14/07/2022 às 19:07:22
A SES-MG relatou ao Ministério da SaĂșde a confirmação de 22 casos de varĂ­ola dos macacos em Minas Gerais e que também foi confirmada a transmissão comunitĂĄria. VarĂ­ola dos macacos é semelhante à varĂ­ola que jĂĄ foi erradicada, mas menos severa e menos infecciosa

Science Photo Library

A Secretaria de Estado de SaĂșde (SES-MG) informou nesta quinta-feira (14) que o caso suspeito de varĂ­ola dos macacos que era investigado em TrĂȘs Corações (MG) foi descartado.

A SES-MG relatou ao Ministério da SaĂșde a confirmação de 22 casos de varĂ­ola dos macacos em Minas Gerais e que também foi confirmada a transmissão comunitĂĄria. TrĂȘs dos pacientes não tĂȘm histórico de viagem a locais com casos confirmados.

Dos 22 casos confirmados, dois retornaram de viagem ao exterior, 15 retornaram de viagens recentes a São Paulo, dois retornaram de viagem ao Rio de Janeiro e trĂȘs casos não se deslocaram onde estão ocorrendo a transmissão do vĂ­rus.

Além de TrĂȘs Corações, outro caso que era investigado em Varginha também foi descartado.

O que é a varĂ­ola dos macacos?

A varĂ­ola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada.

Veja lista de sintomas e como se proteger

A transmissão pode ocorrer pelas seguintes formas:

Por contato com o vĂ­rus – com um animal, pessoa ou materiais infectados, incluindo através de mordidas e arranhões de animais, manuseio de caça selvagem ou pelo uso de produtos feitos de animais infectados. Ainda não se sabe qual animal mantém o vĂ­rus na natureza, embora os roedores africanos sejam suspeitos de desempenhar um papel na transmissão da varĂ­ola às pessoas.

De pessoa para pessoa: pelo contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada, durante o contato Ă­ntimo – inclusive durante o sexo – e ao beijar, abraçar ou tocar partes do corpo com feridas causadas pela doença. Ainda não se sabe se a varĂ­ola do macaco pode se espalhar através do sĂȘmen ou fluidos vaginais.

Por materiais contaminados que tocaram fluidos corporais ou feridas, como roupas ou lençóis;

Da mãe para o feto através da placenta;

Da mãe para o bebĂȘ durante ou após o parto, pelo contato pele a pele;

Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infecciosas, o que significa que o vĂ­rus pode se espalhar pela saliva.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato