Familiares enfrentam 4 dias de viagem e superam acidente para reencontrar jovem que precisa de transplante de medula em MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 20/07/2022 às 16:39:05

Amigos de jovem do Pará, que se mudou para Pouso Alegre, fizeram uma vaquinha para conseguir trazer pai e irmão antes que ele passe por procedimento de transplante de medula. Jovem com leucemia vai receber medula da mãe e família veio do Pará dar apoio

Um jovem que se mudou do Pará para Pouso Alegre (MG) e descobriu uma leucemia conseguiu reencontrar o pai e uma irmã depois de uma vaquinha feita por amigos. O reencontro aconteceu nesta semana depois dos parentes superarem quatro dias e até um acidente no meio da viagem.

O estoquista Vitor Siqueira Santana aguarda pelo momento de fazer um transplante de medula. A mãe dele foi considerada compatível e será a doadora do próprio filho.

Vitor foi para Pouso Alegre em busca de uma oportunidade de estudar e trabalhar, mas acabou descobrindo um câncer. A condição delicada na saúde dele acabou reaproximando a família e os amigos por um objetivo: vencer juntos esse momento frágil com esperança.

Vitor passou meses sozinho em Pouso Alegre e com o diagnóstico de leucemia, os momentos ficaram ainda mais frágeis e desafiadores.

Familiares enfrentam 4 dias de viagem e superam acidente para reencontrar jovem que precisa de transplante de medula em MG


"Eu sempre fui uma pessoa saudável, tudo, nunca fui de estar tanto tempo em hospital, quando eu descobri, foi muito difícil", disse o repositor Vitor Siqueira Santana.

Ida para MG e diagnóstico da doença

Vitor nasceu em Tucuruí (PA). Ele tinha o sonho de estudar, fazer faculdade e conseguir um emprego de carteira assinada. Com o incentivo de uma tia, ele foi para Pouso Alegre e em 2020 conseguiu a oportunidade de trabalhar como estoquista em um supermercado. Tudo caminhava bem, até que veio o diagnóstico.

"Eu tinha ido trabalhar de manhã, subi para o refeitório tomar café, e não estava me sentindo muito bem, aí fui ver o meu setor que eu abasteço e aí eu pegava os papelões e sentia pesado. Aí de repente deu uma câimbra nas minhas pernas, peguei a cadeira, chamei a moça da limpeza, sentei, descansei um pouquinho, aí olhei pra minha mão e vi seis dedos, minha vista estava embaçada", contou.

Foram feitos vários exames e a certeza da leucemia, doença que afeta as células do sangue, levou o Vitor para o hospital onde ficou dias internado. Ele chegou a pesar 38 quilos.

"Quando eu cheguei aqui e vi a situação do meu filho, eu não aguentei, eu não aguentei. Fui direto para o hospital e o bichinho estava deitado lá, magrinho, tava não sei quantos dias sem combrar, a doutora ligou e estava preocupada, que ele não estava comendo mais, quando ela ligou falando que eu poderia ficar com meu filho, que o hospital liberou, foi uma alegria", contou a mãe do Vitor, Auxiliadora Maria Lima Siqueira.

Vitor passou por quimioterapia e foi reagindo bem ao tratamento. A mãe dele acompanhou tudo de perto, especialmente quando veio a notícia que trouxe o maior alívio: ela era compatível para ser doadora de medula.

Familiares enfrentam 4 dias de viagem e superam acidente para reencontrar jovem que precisa de transplante de medula em MG

Arquivo família

"Em meio de muitas pessoas que estão precisando de um doador e sei que é difícil, eu fiquei muito feliz. Eu não só estou ajudando meu filho nessa situação que ele está passando, como vou ajudar meu filho a ficar curado, ficar bom, livre desse câncer", disse a mãe dele.

O transplante que deve acontecer em breve vai servir para trocar a medula óssea doente por células normais da medula saudável doada pela mãe. Antes de passar pelo procedimento, Vitor queria rever o pai e a irmã, que ficaram no Para. E para concluir esse sonho, foram os amigos que o ajudaram a reencontrar todos os membros da família. Uma tarefa complicada, cara, mas que deu certo. Uma cena como essa foi desejada e planejada durante um ano.

Viagem e reencontro

Quem ajudou nessa missão foi a assistente de RH, Renata Couto Ribeiro. Por também já ter enfrentado um tratamento de câncer, ela decidiu buscar ajuda com os amigos.

"Foi muito rápido que a gente conseguiu o valor que até então eu tinha olhado para eles virem de avião. Mas infelizmente quando a gente chegou no valor, o avião foi para R$ 10,3 mil, a passagem deles. Aí começou a acontecer que o Covid piorou na cidade, conversamos com o Vitor e ele aceitou então que os pais viessem até Pouso Alegre ao invés dele precisar viajar com os riscos que ele tinha iminente", disse a assistente de RH, Renata Couto Ribeiro.

Para ir do Pará até Pouso Alegre, foram mais de 90 horas de viagem e quatro dias dentro de um ônibus, e uma situação que ninguém esperava: um acidente. O ônibus em que estavam o pai e a irmã de Vitor se chocou com uma carreta. Um susto, mas ninguém ficou ferido e o reencontro de pai e filho aconteceu na madrugada da última segunda-feira (18).

"A gente revigora, deu energia, você sente alegria de ver uma pessoa que você ama e saber que está bem, é um alívio, é uma coisa inexplicável", disse o pai do Vitor, Rosinaldo Valente Santana.

Vitor está confiante e acredita que, com os pais por perto, vai dar tudo certo com o transplante.

"Já me dá um ânimo a mais pra quando eu for para o transplante para terminar esse processo que eu creio que Deus logo logo nos dará a vitória", disse Vitor.

A mãe agora aguarda o procedimento do filho para que esse pesadelo fique para trás.

"A minha alegria de mãe, eu não tenho nem palavras pra agradeceu o meu senhor, agradecer todos os dias ao senhor, por esse privilégio de ser a doadora do meu filho. Mas a palavra é não desistir, não desistir pelos seus filhos, é lutar com todas as forças que a gente tem porque quando as nossas acabam, o senhor entra com o dele, é assim que funciona", concluiu a mãe.



Fonte: Da Redação G1 Sul de Minas

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato