Com mais oito confirmados, Sul de Minas tem 152 casos de Covid-19, com 11 mortes

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 24/04/2020 às 12:14:26

Novos casos positivos entraram no balanço oficial do Estado nesta sexta-feira (24). A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou mais oito casos positivos de Covid-19 no Sul de Minas em novo boletim divulgado nesta sexta-feira (24). Com isso, a região tem agora oficialmente 11 mortes e outros 141 casos positivos de Covid-19.

Entraram no boletim desta sexta-feira mais três casos positivos em Poços de Caldas, dois em Itajubá, um em Extrema e um em Pouso Alegre.

Com as novas confirmações, Pouso Alegre segue liderando o número de casos da doença na região com 22 registros, sendo duas mortes. Extrema tem 21 casos positivos e uma morte. Poços de Caldas agora aparece com 14 casos e uma morte, e Varginha tem 11 casos com uma morte.

Estudo mostra aumento expressivo de internações por síndromes respiratórias e indica subnotificação da Covid-19

Ao todo, Minas Gerais tem 1.419 casos confirmados e 54 mortes por Covid-19. A Secretaria de Estado não divulga estatística de pessoas curadas da doença.

Casos confirmados de Covid-19 no Sul de Minas

Divergência de números

Algumas secretarias municipais de saúde do Sul de Minas têm questionado os números divulgados pelo boletim oficial da Secretaria de Estado de Saúde. Em nota oficial divulgada em seu site, a Secretaria de Estado da Saúde informou que há fatores que podem causar divergências entre os casos informados e dados do boletim diário.

Entre esses fatores estão o fato de alguns municípios ainda não terem preenchido formulários específicos do Ministério da Saúde (RedCap); paciente ter realizado exame em laboratório particular e o resultado ainda não ter sido informado à secretaria; formulário ter sido mal preenchido pelo município e necessitar de mais informações.

O COES Coronavírus analisa este banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo este trabalho, que é realizado até 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

Dicas de prevenção contra o coronavírus

Arte/G1

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato