IMA classifica como surto casos de raiva em Muzambinho e fará captura de morcegos no município

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 29/07/2022 às 19:27:48

IMA vai fiscalizar região após surto de raiva em Muzambinho

Além das cinco confirmações, mais um caso suspeito está em análise na cidade. Com isso, na próxima sexta-feira (5), equipes do IMA estarão em Muzambinho para fazer a varredura em toda área do município.

IMA classifica como surto casos de raiva em Muzambinho, MG, e fará captura de morcegos no município — Foto: Reprodução/EPTV

IMA classifica como surto casos de raiva em Muzambinho, MG, e fará captura de morcegos no município — Foto: Reprodução/EPTV


"Vamos fazer um trabalho de varredura da região. Primeiro será feito um treinamento com o pessoal de Belo Horizonte, especializado nisso, para treinar a regional. Depois vamos a campo para fazer a parte prática e a varredura do local, já monitorando os abrigos cadastrados e fazendo a varredura da região para procurar novos abrigos", destacou Luíza Aparecida da Silva, assessora técnica animal do IMA.

A assessora salientou


as ações que serão realizadas


durante a varredura em


busca dos principais


transmissores da doença.

"Os morcegos hematófagos são os principais transmissores da doença, não são os únicos, mas são os principais. É importante a gente fazer a identificação desses abrigos e, após localizá-los, a gente vai até o abrigo, faz a captura desses morcegos e faz a aplicação da pasta vampiricida, na intenção de diminuir a população desses morcegos.

Com isso e junto com a vacinação dos animais realizada pelos produtores, a gente consegue baixar a incidência da doença", disso Luíza.

Animais contaminados com raiva apresentam ações e movimentos involuntários; casos são analizados em Muzambinho — Foto: Reprodução/EPTV

Animais contaminados com raiva apresentam ações e movimentos involuntários; casos são analizados em Muzambinho — Foto: EPTV

A vacinação contra a raiva em bovinos não é obrigatória, mas por conta do surto é recomendado que os produtores façam a imunização do rebanho. Devido ao surto em Muzambinho, houve uma corrida pela vacina, sendo que há até locais em que as doses chegaram a acabar.

"Essa semana foi bastante procurada a vacina e as doses que chegam, quase todas, já estão praticamente reservadas. Já pedimos novos lotes para atender os produtores", falou o comerciante Alisson Sandi, que destacou que o estabelecimento vendeu, em julho, venceu 12 vezes mais do que o mês anterior.

As autoridades ressaltam que os produtores devem vacinar todos os bovinos, equinos, caprinos e ovinos contra a raiva, com reforço após 30 dias da primeira dose e revacinar anualmente.

Cães e gatos acima dos três meses de idade também devem ser vacinados contra a raiva, que é uma zoonose transmitida entre os animais e humanos e causa morte em praticamente todos os infectados.

O veterinário Rodrigo Cesar Felício


explicou como identificar sinais de


que os animais possam estar


infectados pela doença.

"São sinais neurológicos, onde os animais começam a apresentar uma dificuldade de se locomover.

Os membros posteriores são os primeiros e o animal vai apresentando dificuldade para andar, vai parando de se alimentar, para de beber água. Até ele ficar deitado, que é o estado que a gente chama de decúbito. Com o passar do tempo ele começa a babar e acaba morrendo.

A vacinação é a única prevenção da raiva. A vacina demora 21 dias para começar a ter efeitos, por isso é importante sempre monitorar", falou.

Ao se tratar de morcegos, a orientação é para não tentar capturar o animal e acionar a Vigilância Sanitária para fazê-lo.


Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato