17º Flipoços traz literatura e música como temática principal em edição presencial em Poços de Caldas, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 01/08/2022 às 07:37:38

17º Flipoços


traz


literatura e


música como


temática


principal em


edição presencial


em Poços de Caldas.


O objetivo é valorizar a diversidade musical do Brasil, sobretudo, a mineira. O cantor e compositor Milton Nascimento foi eleito patrono do evento. Na retomada presencial, 17º Flipoços traz literatura e música como temática principal em Poços de Caldas, MG

Bruno Alves/Flipoços


Flipoços 2018 - Instituto Moreira Salles
A 17ª edição do Festival Literário e Feira do Livro de Poços de Caldas vai acontecer em setembro deste ano. O evento, que será realizado em formato presencial, traz como tema a literatura e a música. A programação já pode ser conferida pelos interessados no site do evento.

A temática definida pela organização para a edição deste ano é "Letras e Música, a Sinfonia da Literatura". O objetivo é valorizar a diversidade musical do Brasil, sobretudo, a mineira. Diante disto, o cantor e compositor Milton Nascimento foi eleito patrono do evento. Outros artistas como Belchior, Chico Buarque, Caetano, Roberto Carlos também serão lembrados no festival.


Flipoços lança concurso para autores independentes | PublishNews
Flipoços lança concurso para autores independentes | PublishNews
A Música Popular Brasileira terá uma mesa especial com Nelson Motta, um dos mais importantes críticos musicais do País e o historiador e escritor Eduardo Bueno (Peninha). Ambos estarão ao vivo de forma remota no Teatro da Urca.

Além disso, o festival destaca os 100 anos da Semana de Arte Moderna com encontros sobre o tema e convidados especiais como Tarsilinha do Amaral, Carolina Casarin, Sergio Montero, José de Nicola e Luca de Nicola dentre outros.


Circuito de Poços de Caldas será modernizado - Diário do Comércio

Outro destaque da programação fica por conta do Bicentenário da Independência que ocupará vários momentos do festival com mesas, lançamento e encontros. Nomes dos historiadores, Jorge Caldeira, Thales Guaracy, Rodrigo Trespach, José Manuel Diogo, por exemplo, fazem parte do time de convidados.

7 de setembro

A organização do Flipoços preparou uma programação especial para o dia 7 de setembro. Exatamente neste dia, o Flipoços promove desde o primeiro horário, 10h, no Teatro da Urca a mesa "A história de 113 anos da Academia Mineira de Letras e os cem anos da Revista" com Rogerio Tavares.

Nesta ocasião irá acontecer o lançamento do número 81 da Revista e a transferência simbólica da sede da Academia Mineira de Letras para Poços de Caldas, em homenagem aos 200 Anos da Independência e aos 150 anos do município.


Poços de Caldas Minas Gerais - Parte 1 - YouTube
Poços de Caldas Minas Gerais - Parte 1 - YouTube

Ao longo do dia outras atividades em homenagem à independência serão realizadas, em especial, o encontro entre os indígenas Marcia Kambeba e Daniel Munduruku na mesa "Sobre palavras e sons indígenas: entre éticas e estéticas de (in)dependência". A mesa tem como objetivo trazer à luz a reflexão do bicentenário sob a ótica dos colonizados.

Flipoços Virtual 2022 vai às escolas para fomentar a leitura | PublishNews

Por fim e para encerrar as homenagens referentes aos 200 anos da independência, o festival contará com a mesa "200 Anos, 200 Livros e mais de 1000 amores - a história que se transformou em um lindo romance entre Brasil e Portugal".

A programação completa pode ser acessada no site do evento.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato