Prefeitura confirma 1º caso de varíola dos macacos em Poços de Caldas, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 01/08/2022 às 12:09:05

Prefeitura


confirma


1º caso de


varíola dos


macacos em


Poços de Caldas

Paciente teve histórico de viagem e apresentou sintomas da doença. Este é o 1º caso confirmado no Sul de Minas. A Prefeitura de Poços de Caldas confirmou um caso de varíola dos macacos no município. O caso suspeito havia sido divulgado pela prefeitura na terça-feira (26) e foi confirmado nesta segunda-feira (1º), após análise de Fundação Ezequiel Dias.



Este é o 1º caso de Monkeypox confirmado no Sul de Minas. A prefeitura informou que outros dois casos estão em investigação.

Varíola dos macacos é semelhante à varíola que já foi erradicada, mas menos severa e menos infecciosa

Segundo a prefeitura, no dia 22 de julho, um paciente com histórico de viagem entrou em contato com o sistema de Saúde com sintomas característicos da Monkeypox, popularmente conhecida por Varíola de Macacos.


Ministério da Saúde

confirma primeira morte

por varíola dos macacos

no Brasil




O setor da Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde foi informada, coletou a amostra que foi enviada para Fundação Ezequiel Dias. O resultado foi positivo para a doença.

A prefeitura informou que o paciente está em bom estado de saúde, recebendo assistência médica e permanece em isolamento domiciliar, com medicação sintomática.

Casos em investigação


Prefeitura de Poços de Caldas

A prefeitura de Poços de Caldas informou que coletou exames de outros dois pacientes e enviou análise da Fundação Ezequiel Dias, a Funed. Um paciente tem histórico de viagem e outro segue sendo investigado, para saber qual foi a forma de contágio. A administração municipal aguarda os resultados.

Além destes, há casos sendo investigados em em Guaxupé (1), Itajubá (1), Pouso Alegre (3) e São Sebastião do Paraíso (1).

A SES-MG havia divulgado uma suspeita em Lavras durante a semana passada, mas o caso foi retirado do relatório desta sexta-feira (29). Um caso suspeito de Três Corações e dois de Varginha foram descartados pela secretaria.

O que é a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada.

Veja lista de sintomas e como se proteger

A transmissão pode ocorrer pelas seguintes formas:


O que é a varíola dos macacos? | Educa Mais Brasil

Por contato com o vírus – com um animal, pessoa ou materiais infectados, incluindo através de mordidas e arranhões de animais, manuseio de caça selvagem ou pelo uso de produtos feitos de animais infectados. Ainda não se sabe qual animal mantém o vírus na natureza, embora os roedores africanos sejam suspeitos de desempenhar um papel na transmissão da varíola às pessoas.

São Paulo confirma 2º caso de varíola dos macacos

De pessoa para pessoa: pelo contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada, durante o contato íntimo – inclusive durante o sexo – e ao beijar, abraçar ou tocar partes do corpo com feridas causadas pela doença. Ainda não se sabe se a varíola do macaco pode se espalhar através do sêmen ou fluidos vaginais.

Por materiais contaminados que tocaram fluidos corporais ou feridas, como roupas ou lençóis;

Da mãe para o feto através da placenta;

Da mãe para o bebê durante ou após o parto, pelo contato pele a pele;

Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infecciosas, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato