Geada de 2021 e falta de chuva interferem na colheita de café deste ano no Sul de Minas

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 01/08/2022 às 15:10:10

Geada de


2021 e falta


de chuva


interferem na


colheita de café


deste ano


no Sul de Minas

Número estimado para este ano é maior do que o de 2021, mas menor do que 2020, que foi o último com safra alta. Falta de chuva e geada do ano passado interferem na lavoura de café

A colheita de café deste ano tem sofrido impactos devido à falta de chuva e também à forte geada registrada no Sul de Minas em 2021. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já havia alertado para a quebra de safra em cerca de 15%, mas há a possibilidade de a quantidade ser ainda menor.

Sul de Minas Gerais: Mapa do Sul de Minas


Em maio, a Conab divulgou a estimativa para a produção deste ano de quebra com colheita de cerca de 54 milhões de sacas de café. O número estimado é maior do que o de 2021, mas menor do que 2020, que foi o último ano de safra alta.

Um dos fatores negativos que contribuíram para a quebra foi a seca prolongada do final de 2020, além do déficit hídrico, do frio intenso e da geada do ano passado.

"Tudo levava a crer que 2022 teria uma safra tão boa ou maior do que a de 2020. A seca do ano passado e o frio durante muitos dias, com 45 dias intenso e geada, levaram as plantas a se desgastarem muito por esse estresse e não atingir a florada que estávamos esperando, além das plantas que foram queimadas pela geada", destacou o agrônomo da Epamig, Vinícius Andrade.

Geada de 2021 e falta de chuva interferem na colheita de café deste ano no Sul de Minas

Geadas no Sul de MG podem elevar preços do café para safra de 2022; entenda | Grão Sagrado | G1

O especialista da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais salientou que a Conab deve divulgar, nos próximos dias, uma nova estimativa para a safra deste ano. De acordo com ele, a nova previsão de colheita deve ser menor.

"Após a geada de 2021, a gente já sabia que a safra de 2022 seria menor do que a de 2020. Só que esse cenário piorando desde a florada, a previsão da Conab contemplou um pouco disso. E a Conab vai soltar uma nova previsão de safra dentro de alguns dias. Com certeza vai ser menor do que a previsão feita em maio", falou Andrade.


Geada destrói cafezais em Caconde e causa prejuízos a pequenos produtores | São Carlos e Araraquara | G1

O agrônomo disse acreditar que a safra de 2023 também não deve ser a mesma do que a de 2020. De acordo com ele, há lavouras que ainda sofrem impacto da geada. Além disso, ele salienta que outro fator que pode contribuir é a falta de chuvas este ano.

"Uma estimativa nossa é que 2023 não teria a capacidade de produzir a mesma quantidade do que foi produzido em 2020. Isso porque as lavouras que sofreram com geadas foram podadas, e essas lavouras estão se recuperando. Algumas que também sofreram com as geadas foram erradicadas e, em algumas ocasiões, não voltou café para aquela área.

Geadas mancham cafezais do sul de Minas Gerais – Portal Campo e Negócios
Concluímos que o potencial não chegaria próximo de 2020. Este ano, apesar de ter o inverno mais quente, de acordo com o boletim do Pró-café, no mês de julho o déficit hídrico já está bem acentuado, e temos agosto inteiro sem chuva ainda e parte de setembro também. O potencial que a gente tinha na safra de 2023 pode ser que fique um pouco comprometido", disse.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato