Varíola dos macacos: SES-MG confirma dois casos e investiga nove suspeitas no Sul de Minas

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 01/08/2022 às 21:11:41
Estado confirmou casos que já haviam sido divulgados pelas prefeituras de Pouso Alegre e Poços. Número de suspeitas sobe para nove na região. Poços de Caldas e Pouso Alegre têm casos de varíola dos macacos confirmados pelo estado

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou duas contaminações de varíola dos macacos no Sul de Minas e revelou que nove casos estão em investigação na região. Os dados foram confirmados pelas SES-MG nesta segunda-feira (1º).

Os casos confirmados pela secretaria são os de Poços de Caldas e Pouso Alegre, que já haviam sido divulgados pelas prefeituras (veja detalhes mais abaixo).

Conforme os dados da SES-MG, os casos suspeitos estão em investigação em Andradas (1), Itajubá (1), Poços de Caldas (2), Pouso Alegre (4) e São Sebastião do Paraíso (1).

Um caso em Guaxupé, um em Três Corações e dois em Varginha também estavam em investigação, mas os mesmos foram descartados pela Secretaria de Estado de Saúde. A SES-MG havia divulgado uma suspeita em Lavras durante a semana passada, mas o caso foi retirado do relatório desta sexta-feira (29).

Varíola dos macacos: SES-MG confirma dois casos e investiga nove suspeitos no Sul de Minas

JN

Caos confirmados

Em Poços de Caldas, o caso suspeito havia sido divulgado pela prefeitura na terça-feira (26) e foi confirmado nesta segunda-feira, após análise de Fundação Ezequiel Dias. A prefeitura informou que outros dois casos estão em investigação.

Segundo a prefeitura de Poços de Caldas, no dia 22 de julho, um paciente com histórico de viagem entrou em contato com o sistema de Saúde com sintomas característicos da Monkeypox, popularmente conhecida por Varíola de Macacos.

Ministério da Saúde confirma primeira morte por varíola dos macacos no Brasil

O setor da Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde foi informado, coletou a amostra que foi enviada para Fundação Ezequiel Dias. O resultado foi positivo para a doença.

Ministro da Saúde diz que Brasil vai receber antiviral da varíola dos macacos

A prefeitura informou que o paciente está em bom estado de saúde, recebendo assistência médica e permanece em isolamento domiciliar, com medicação sintomática.

Em Pouso Alegre, a Secretaria de Saúde também confirmou o primeiro caso de Monkeypox. Segundo a prefeitura, o paciente está estável, sem complicações e em isolamento domiciliar. Ainda de acordo com a administração municipal, outros dois casos suspeitos investigados foram descartados.

O que é a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada.

Veja lista de sintomas e como se proteger

A transmissão pode ocorrer pelas seguintes formas:

Por contato com o vírus – com um animal, pessoa ou materiais infectados, incluindo através de mordidas e arranhões de animais, manuseio de caça selvagem ou pelo uso de produtos feitos de animais infectados. Ainda não se sabe qual animal mantém o vírus na natureza, embora os roedores africanos sejam suspeitos de desempenhar um papel na transmissão da varíola às pessoas.

De pessoa para pessoa: pelo contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada, durante o contato íntimo – inclusive durante o sexo – e ao beijar, abraçar ou tocar partes do corpo com feridas causadas pela doença. Ainda não se sabe se a varíola do macaco pode se espalhar através do sêmen ou fluidos vaginais.

Por materiais contaminados que tocaram fluidos corporais ou feridas, como roupas ou lençóis;

Da mãe para o feto através da placenta;

Da mãe para o bebê durante ou após o parto, pelo contato pele a pele;

Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infecciosas, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato