Explosão de meteoro que intrigou moradores aconteceu próximo à região de Poços de Caldas; VÍDEO

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 04/08/2022 às 18:38:27
Imagem cedida por rede de monitoramento de meteoros mostra momento da explosão entre a divisa de Minas Gerais e São Paulo. Imagem mostra momento da explosão de meteoro que intrigou moradores de SP e MG

O clarão que intrigou moradores de várias cidades do Estado de São Paulo e de Minas Gerais é de um meteoro que explodiu quando ele estava a aproximadamente 40 quilômetros de altitude do solo da região de Poços de Caldas (MG). A conclusão é da Bramon (Brazilian Meteor Observation Network ou Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros).

Uma imagem que foi captada por uma estação da Bramon, em São José dos Campos, flagrou o momento da explosão (Veja o vídeo). A passagem do meteoro também foi registrada pela câmera do Observatório do Pico dos Dias, em Brazópolis (MG).

Com o apoio de 80 pessoas, entre astrônomos, profissionais e amadores, como jornalistas, dentistas e policiais em outras cidades do país, a Bramon usou métodos científicos para calcular que a explosão do meteoro ocorreu próximo à divisa entre Minas Gerais e São Paulo.

Imagem divulgada por rede de monitoramento de meteoros mostra momento da explosão na divisa de Minas Gerais com São Paulo

Divulgação / Bramon

Segundo a Bramon, ao entrar na atmosfera terrestre, a uma velocidade de quase 60 mil km/h, esse objeto, que deveria medir cerca de 1 metro de diâmetro, explodiu, por volta das 5h09.

Por causa do tamanho do meteoro, segundo a Bramon, o clarão pôde ser visto em cidades mineiras, como Brazópolis e em municípios de São Paulo, como Aguaí, Hortolândia, Rio Claro, Amparo, Pedreira, Campinas, Sorocaba e São João da Boa Vista, além da própria capital paulista. Em alguns dos casos, outras câmeras, algumas de segurança, também gravaram o fenômeno, que repercutiu nas redes sociais.

VEJA TAMBÉM:

Caçador de meteoros: astrônomo amador instala 20 câmeras no telhado de casa na Zona Leste de SP e grava 5 mil estrelas cadentes

Clarão na madrugada desta quarta no céu do estado de SP intriga moradores; veja vídeos e relatos

Passagem de meteoro é registrada por observatório pelo céu de Brazópolis, MG

Busca por meteoritos

A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) existe desde 2014 é uma organização aberta e colaborativa, mantida por voluntários e colaboradores e sem fins lucrativos, que tem como objetivo monitorar e produzir dados científicos sobre meteoros.

Em entrevista ao g1, o vice-diretor e co-fundador da Bramon, Renato Poltronieri, disse que os técnicos da organização tentam agora fazer um refinamento dos dados para tentar encontrar a região onde possivelmente possa ter caído fragmentos do bólido ou meteoro.

Passagem de meteoro é registrada pelo céu de Brazópolis, MG

Observatório do Pico dos Dias

"Nossos técnicos da Abramon, inclusive eu, estamos tentando refinar esse material para ver se houve por acaso alguma queda de material na região. Nós temos muitos relatos de pessoas de cidades pequenas, inclusive em Poços de Caldas, que registraram o bólido, mas no momento não temos nada em relação à possível queda", disse Renato.

Ainda segundo Renato Poltronieri, a Bramon trabalha com a hipótese de que caso haja fragmentos, que eles possam ter caído próximo à divisa entre Minas Gerais e São Paulo.

"O refinamento que a gente está fazendo seria na região de Divinolândia e Sebastião do Grama, está sendo a área mais cogitada que possivelmente teria alguma parte dos artefatos caso tivesse queda, a gente não pode afirmar", afirmou.

Ainda segundo o co-fundador da Bramon, os meteoros ocorrem diariamente na Terra, mas a entrada na atmosfera dos bólidos ou meteoros, que são peças maiores de rochas vindas do espaço, são mais raras, com uma média de dois a três por mês.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato