Setor de zoonoses investiga aparecimento de macacos mortos em praça de Campo Belo, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 10/08/2022 às 17:55:12
Segundo a prefeitura, pelo menos oito deles morreram desde o dia 30 de julho; animais não têm relação com novo surto de varíola, dizem especialistas. Macacos são encontrados mortos em Campo Belo

O setor de zoonoses da Prefeitura de Campo Belo (MG) investiga o aparecimento de macacos mortos na cidade. Pelo menos oito deles morreram desde o dia 30 de julho. Especialistas afirmam que os animais não têm relação com o novo surto de varíola. (Leia mais abaixo)

Segundo a prefeitura, alguns macacos apresentavam ferimentos pelo corpo. Já em outros animais, nenhum ferimento externo foi visto e isso que está sendo investigado.

"No início desta semana a gente recebeu relatos dos moradores e do pessoal que trabalha na praça que havia aparecido esses animais mortos. Na segunda-feira estivemos aqui, fizemos uma varredura, não encontramos nenhum corpo de animal aqui. Na terça-feira novamente recebemos outro relato e aí sim encontramos o corpo, fizemos a coleta e enviamos para o centro de zoonoses em BH", disse o coordenador de endemias de Campo Belo, Everton Ribeiro.

LEIA TAMBÉM:

Por que a varíola dos macacos tem esse nome?

Varíola dos macacos: resumo em 6 pontos explica o que é, sintomas, transmissão, prevenção, tratamento e vacina

A prefeitura informou que aguarda o resultado dos exames para que as ações possam ser desenvolvidas.

Macacos não têm relação com novo surto de varíola

Com o aumento de casos pelo mundo todo, a varíola dos macacos foi declarada como uma Emergência Global pela Organização Mundial de Saúde. No entanto, o novo surto mundial não tem relação nenhuma com os primatas até onde se sabe.

A doença só leva este nome porque foi identificada pela primeira vez em 1958 em macacos de cativeiro que estavam na Dinamarca. Vale ressaltar que a espécie afetada na época não ocorre no Brasil e que pesquisas apontaram que o vírus também foi achado em roedores.

Varíola dos macacos: aumento de casos provoca onda de ataques a animais

Reprodução

Sabe-se que essa doença é causada pelo vírus Monkeypox, pertencente ao gênero Orthopoxivirus, o mesmo da Varíola humana, que está erradicada desde a década de 1980 e era mais letal.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Primatologia: "O atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. Todas as transmissões identificadas até o momento pelas agências de saúde no mundo foram atribuídas à contaminação por transmissão entre pessoas".

O primatólogo Fabiano Melo, professor de Universidade de Viçosa, faz um apelo: "As pessoas precisam entender que os macacos não têm culpa e precisam ser protegidos, assim como nós humanos. Os macacos não têm nada a ver com o surto atual e ninguém precisa ficar com medo deles ou ficar com raiva pensando que eles estariam nos prejudicando, porque eles não estão".

Fonte: G1 Sul de Minas e PM dos Bombeiros

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato