Merkel destaca importância da imprensa crítica em tempos de pandemia

Segundo Merkel, uma democracia "precisa de fatos e informação

Por Da Redação em 16/05/2020 às 15:34:34
Ângela Merkel, chanceler da Alemanha...

Ângela Merkel, chanceler da Alemanha...

Merkel destaca


importância


da imprensa


crítica em


tempos


de pandemia

A chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, destacou neste sábado a importância da liberdade de imprensa - e de uma imprensa crítica - para o funcionamento da democracia, especialmente nos tempos atuais, quando o mundo enfrenta uma pandemia.


Os jornalistas devem poder ter um olhar crítico sobre um governo e todos os atores políticos", disse a chefe de governo em seu podcast em vídeo semanal, que neste sábado marca os 75 anos da publicação do primeiro jornal após o fim da Segunda Guerra Mundial e do nazismo.

Segundo Merkel, uma democracia "precisa de fatos e informação", "precisa ser capaz de distinguir a verdade da mentira". Também exige uma "esfera pública em que se possa argumentar e expressar diferentes opiniões, a fim de desenvolver soluções conjuntas para problemas".

Isso requer tolerância com a opinião dos outros. Mas também requer a habilidade de olhar com criticismo para as próprias opiniões", afirmou a chanceler alemã.

Ela afirmou que ser capaz de observar a realidade a partir de diferentes perspectivas, e de formar opiniões a partir delas, é crucial em tempos de crise de coronavírus. "Especialmente neste contexto, informação bem apurada é de grande importância para todos nós."

Fonte: UOL Press

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato