Tudo o que acontece do jeito que Acontece: Rapidinhas

Rapidinhas Objetivas

Por Jornalista Alair de Almeida - Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 19/05/2020 às 22:57:44
Platão foi discípulo de Sócrates e Aristóteles foi discípulo de Platão

Platão foi discípulo de Sócrates e Aristóteles foi discípulo de Platão


AS RAPIDINHAS

QUE INFORMAM

EM SÍNTESE:


Medite, analise e pratique: Platão sempre teve razão


Platão foi discípulo de Sócrates e um dos mais importantes filósofos da Grécia Antiga. No período antropológico, iniciado a partir das ideias socráticas, Platão destacou-se por ter lançado a sua teoria idealista e por ter deixado escrita a maioria dos textos conhecidos hoje sobre Sócrates.

O idealismo platônico consiste, basicamente, em uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas. O conhecimento inteligível seria aquele que permite o nosso acesso ao ser e à essência de algo, que seria imutável, ao contrário da aparência, que pode enganar-nos. O conhecimento inteligível estaria no Mundo das Ideias e das Formas, enquanto o conhecimento sensível estaria em nossa realidade material.

O Mundo das Ideias ou das Formas (que deve ser escrito com letra maiúscula) seria a realidade intelectual, verdadeira, eterna e imutável, que pode ser acessada apenas por meio da capacidade racional do ser humano. Nessa instância, estariam as essências das coisas, os conceitos, as ideias fixas e imutáveis que descrevem essencialmente cada ser ou objeto existente. Já o mundo sensível seria a realidade com a qual nos defrontamos em nosso mundo prático, que experimentamos. Essa realidade sensível é ilusória e enganadora, pois, para usar um jargão popular no qual Platão inspirava-se: as aparências enganam.



Brasil, o país Rei dos Sindicatos, herança de quem???

As Emoções e as Enfermidades que

elas causam nas pessoas




De acordo com a Nova Ortografia e regras do PB-Português Brasileiro



Fonte: Da Redação

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato