Pouso Alegre faz processos seletivos para população em situação de rua

.

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 18/06/2024 às 15:47:13

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Programa Acessuas Trabalho buscam recolocação inclusiva, oferecendo apoio social e orientação profissional aos candidatos

Programa de reintegração de moradores em situação de rua traz apoio profissional e social aos interessados )

Pessoas em situação de rua no município têm recebido auxílio para se candidatarem a processos seletivos de emprego em Pouso Alegre.

O modelo busca a inclusão e mudança de trajetória de vida através de orientação profissional e apoio social.

O programa, que acontece em diversas datas do ano, promove mutirões de empregabilidade e oficinas de direcionamento para empresas com objetivo ajudar na reintegração completa dessa população.

No último, foram abertas mais de 30 vagas para as funções de auxiliar administrativo, financeiro, de carga e descarga, de vendas, de pintura, de produção, de logística, recepcionista, eletricista de manutenção, entre outras.

A equipe municipal e de parceiros participante do programa é multidisciplinar e busca criar oportunidades para que pessoas em vulnerabilidade social criem novas trajetórias de vida

Cerca de 70 servidores municipais estão envolvidos na ação por meio da Secretaria de Políticas Sociais e do Programa Acessuas Trabalho.

Os processos seletivos nas instalações do Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro POP), onde também são divulgadas próximas seleções.

A ideia é proporcionar oportunidades dignas e conta com a participação das consultorias de recursos humanos do Grupo Alpha e Meet RH.

"A nossa cidade tem desenvolvido diversas ações que contribuem para o plano de vida e processo de saída das ruas.

E a inserção no mercado de trabalho é um dos pilares fundamentais para a reintegração social", destaca a secretária municipal de Políticas Sociais, Marcela Nascimento.

Segundo Nascimento, a proposta é identificar talentos e criar conexões entre empregadores e potenciais candidatos, promovendo oportunidades de emprego para aqueles que mais precisam.

"É importante enfatizar que este é um esforço multidisciplinar, abrangendo tanto o apoio social quanto a orientação profissional", diz a secretária.

Serviços para população vulnerável

A Prefeitura de Pouso Alegre e a secretaria oferecem ainda em seus programas diversos serviços voltados à população em situação de rua, sempre respeitando as diretrizes legais que proíbem a obrigatoriedade de desocupação.

Ações acontecem no Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro POP) de Pouso Alegre

Todas as ações são conduzidas em conformidade com a legislação e por uma equipe multidisciplinar de mais de 70 profissionais, garantindo atendimento contínuo 24 horas por meio do Centro POP, da Abordagem Social e do Centro Municipal De Acolhimento Provisório De Adulto (Cemapa).

A abordagem dos moradores em situação de vulnerabilidade e de rua é realizada por agentes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que funcionam diariamente.

As pessoas em situação de rua são encaminhadas para o Centro POP e para Cemapa.

Prefeitura de Pouso Alegre (MG)

Site: www.pousoalegre.mg.gov.br

Instagram: @prefeituradepousoalegre

Facebook: @PrefeituradePousoAlegre

Youtube: @tvPMPA

Fonte: Da Redação e G1 Sul de Minas

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato