Educação é foco de investimentos em Monsenhor Paulo

.

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 25/06/2024 às 17:11:45

Administração municipal ampliou e modernizou equipamentos educacionais para melhorar atendimento aos alunos Educação é prioridade para a Prefeitura de Monsehor Paulo


Investir em educação é prioridade da cidade mineira de Monsenhor Paulo.

Nos últimos anos, a Administração Municipal ampliou investimentos para levar ensino de qualidade para aos jovens, focando em qualidade e tecnologia.

Prova disso é a inauguração de dois novos e modernos laboratórios na Escola "Paulo Sinésio Belato", que acontecerá nas próximas semanas.

Os espaços têm foco no aprendizado de Ciências e Robótica.

O objetivo principal desse investimento é aprimorar e incentivar a formação dos alunos em áreas relacionadas ao conhecimento do futuro.

Outra novidade desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação está na oferta do curso Trilhas: Empreendedorismo Maker, em parceria com o Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações).

Esse curso promove a formação técnica nas áreas de hardware, software e maker, e será realizado no FabLab, o laboratório de desenvolvimento prático do Inatel.


Outra realização recente foi a assinatura do termo de compromisso com o Sebrae, para início de um curso técnico em Administração, também nas dependências da Escola Municipal "Paulo Sinésio Belato".

A novidade é focada em ideias futuras de negócios e empreendedorismo.

Para a secretária da Educação, Stefânia Zanin Baldim, priorizar esses investimentos significa a busca por um ensino de qualidade.

"Estamos sempre procurando criar condições de oferecer o que há de melhor aos nossos alunos, em uma busca incessante da qualidade no ensino e na valorização das futuras gerações", disse.

Melhorias também foram implantadas no Ensino Fundamental do município, como por exemplo, a robótica educacional e a aquisição de notebooks de última geração para os laboratórios de Informática.


Melhoria constante

Outros exemplos de iniciativas da atual administração para a pasta, estão o pagamento do Piso Nacional da Educação, a distribuição de uniforme para crianças da Creche e do Pré-Escolar e de kits moletons para alunos que utilizam o transporte escolar, e frequentam o CIAP e a Creche "Dona Lurdinha", ampliação da oferta do material "Aprende Brasil", do sistema POSITIVO, para toda a rede municipal (do pré-escolar ao 9ª ano) e implantação de tempo integral na Escola Municipal "José Cândido da Cruz", possibilitando à escola da zona rural as mesmas condições que existem em uma escola urbana.

Além disso, em relação à estrutura, já foram realizadas a reforma da Escola Municipal "Paulo Sinésio Belato" e revitalização da Escola Municipal "Professor João Mestre"; realocação do Pré-Escolar Municipal "Tia Jane", na unidade Centro e inauguração da Creche "Dona Lurdinha".

Os investimentos em obras e aquisições de bens superou os R$ 5.000.000,00 somente em 2022 e 2023.

Em 2023, 78,33% dos recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) foram investidos no pagamento profissionais da educação básica.


E como resultado, o investimento na educação municipal impulsionou o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que chegou a nota 6,6 em 2021, acima da média nacional.

Além disso, como reconhecimento, a educação de Monsenhor Paulo receberá, neste ano de 2024, um investimento complementar no Valor Aluno Ano Total (VAAT), em mais de R$ 1 milhão, que retornarão em mais investimentos para a educação municipal.

"Trabalhamos de forma constante para que a Educação seja a prioridade e que receba os investimentos necessários para a melhoria contínua no atendimento aos alunos de todas as faixas etárias.

Só por meio da educação de qualidade conseguimos avanços e um futuro melhor para nossas crianças e jovens e, também para a nossa cidade", pontua a prefeita de Monsenhor Paulo, Leticia Belato.

Melhorias constantes são proporcionadas em diversas etapas do ensino municipal


SERVIÇO

Conheça a prefeitura de Monsenhor Paulo-MG: https://monsenhorpaulo.mg.gov.br/site/

Acesse também https://www.facebook.com/prefeiturademonsenhorpaulomg/

Fonte: Da Redação e G1 Sul de Minas

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato