Monsenhor Paulo revitaliza infraestrutura gerando empregos e novas oportunidades

.

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 05/07/2024 às 18:50:38

Secretaria de Desenvolvimento Econômico impulsiona infraestrutura, sa√ļde, educação, segurança e capacitação profissional, atraindo investimentos e gerando empregos

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico foi criada em 2022, ao fim da pandemia do coronav√≠rus, com o objetivo de acelerar a recuperação da economia e promover a criação de emprego e renda.

Inicialmente, a cidade precisou ser preparada para receber novas empresas.

Diversas √°reas receberam atenção.

Na sa√ļde, houve uma grande reestruturação no hospital local, com a abertura de um centro cir√ļrgico, maternidade e pronto-socorro, além da construção de novos postos de atendimento.

Na educação, novas escolas, creches, uma frota de ve√≠culos, apostilas e cursos técnicos foram implementados.

Um ponto importante foi o treinamento de mão de obra. Em 2023, mais de 500 cursos gratuitos foram ofertados pelo sistema S, instituições e universidades, em √°reas como costura, inform√°tica, construção civil e agronegócio.

Destaca-se também o conv√™nio com o Inatel, que oferece cursos presenciais para 60 jovens na √°rea de tecnologia.

Em breve, ser√° instalada a escola do SEBRAE (NEJ).

Houve modernização da legislação para simplificar e incentivar o ambiente de negócios e a liberdade econômica, criando incentivos para novos negócios e empresas existentes.

Com soluções personalizadas, como aluguéis, treinamentos e doações de √°reas, mais de uma dezena de empresas foram apoiadas.

Neste ano, duas grandes empresas chegaram, uma delas com a doação de terreno parte de uma √°rea de 70.000 metros quadrados adquirida pela prefeitura para a expansão do parque industrial.

A atividade rural também foi contemplada com programas como Mais Genética, Chão Fértil, SIM/SISBI e concurso de qualidade do café.

Na zona rural, foram incentivadas a instalação de tr√™s novas agroind√ļstrias recentemente.

Os resultados dessas ações j√° são vis√≠veis, com a geração de novas vagas de emprego.

Segundo dados oficiais do CAGED, houve um saldo positivo de 336 novos postos de trabalho, facilitados pelo balcão de empregos da prefeitura, que promoveu encontros entre colaboradores e empregadores.

Este ano, com apoio da prefeitura, foi criada a Associação Comercial, Industrial, Agropecu√°ria e de Serviços de Monsenhor Paulo, onde a sociedade civil organizada desempenha um papel crucial no desenvolvimento do empreendedorismo e na criação de melhores condições de trabalho, capacitação, emprego e renda.

Essas ações coordenadas visam proporcionar melhores condições de vida para cada cidadão.

Um dado expressivo é o crescimento inédito de 38% no VAF (Valor Adicionado Fiscal), indicador que determina a divisão do ICMS retornado ao munic√≠pio, permitindo mais arrecadação sem novos impostos e transformando a cidade em um c√≠rculo virtuoso de desenvolvimento.

Confira mais sobre os dados em: https://metadados.sigmavaf.com.br/diagnostico

Fonte: Da Redação e G1 Sul de Minas

Comunicar erro
Fepi

Coment√°rios

novato