De acordo com a Codemge, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, que é a atual mantenedora do local, agora é preciso avaliar a instituição que mais se adeque ao que foi proposto no processo de concessão.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/U/S/EAyzxETAazvksKh12f1A/parquedasaguas.jpg)
Após mudanças em edital, três empresas se interessaram em administrar o Parque das Águas, em Caxambu — Foto: Reprodução EPTV
Em abril do ano passado, o edital foi suspenso depois de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público.
Foram identificados alguns pontos que precisavam ser revistos.
Segundo o Governo do Estado, o novo edital foi elaborado depois de estudos e algumas audiências públicas para ouvir a população.
O prazo de obras de restauro e modernização dos equipamentos foi reduzido de 12 para três anos.
A garantia do acesso gratuito da população de Caxambu às fontes do parque, nos horários já estabelecidos, das 7h às 09h.
A empresa que vencer o processo de licitação será responsável pela manutenção do parque, de acordo com a Codemge, será feito um investimento de R$ 21 milhões por parte do governo do Estado para que a iniciativa privada possa fazer algumas melhorias no local ao longo de três anos.
No primeiro ano será feita a reforma do ringue de patinação do coreto e de duas das 12 fontes de água mineral.
As Mudanças no Edital
"Nós não pensávamos que esse edital ia sair ainda esse ano. É um momento estranho.
Campanha chegando aí, eleições municipais, mudança de prefeitura.
Esperávamos que a Codemge atendesse o nosso apelo, que foi feito na última audiência pública, pedindo um diálogo, pedindo para sentar na mesa para conversar, para a gente ver outra modalidade de parceria que não seja uma concessão para a iniciativa privada", disse a vice-presidente da ONG Sociedade Amigos do Parque das Águas, Maria Antônia Muniz Barreto.
Para a prefeitura, a concessão é um benefício, inclusive, para fazer melhorias e manter o local em bom estado de conservação.
"Ele vai dar eficiência ao Parque das Águas, fazer com que a gente tenha ampliação de serviços, maiores entregas à sociedade de melhor qualidade ao turista.
Dada a eficiência das questões à iniciativa privada e os investimentos que vão ser realizados, a gente tem uma longevidade de planejamento, mas ações para comercializar o produto turístico de forma mais eficiente e, consequentemente, quanto mais pessoas visitam o parque, mais pessoas vão ajudar a gente a defender e proteger esse histórico tão bonito e tão importante para o Estado de Minas Gerais", disse o secretário de Turismo e Cultura de Caxambu, Felipe Condé.