Curiosamente, um dos primeiros registros do emprego de IA com prĂĄticas de logĂstica se deu, também, no ambiente militar.
Especificamente, com a Guerra do Golfo, em 1991, quando o governo dos EUA utilizou o sistema Dynamic Analysis and Replanning Tool de modo a otimizar processos de transporte, armazenamento e processamento de dados militares.
Atualmente, empresas de diversos setores e segmentos da economia empregam a IA em seus processos logĂsticos.
Neste aspecto, a inteligĂȘncia artificial na logĂstica tem por objetivo otimizar processos, reduzir custos, assim como possibilitar a maior eficiĂȘncia, compreensão e controle na gestão da cadeia de suprimentos.
Por que aplicar a IA na logĂstica? Como vimos anteriormente, a utilização da IA na logĂstica tem por objetivo qualificar os processos de gestão de uma cadeia de suprimentos. Mas, o que de fato representa esta otimização e qualificação?
A logĂstica abarca processos, estratégias e ferramentas, contudo, um dos fatores cruciais são os dados e informações geradas por estas dimensões gerenciais. Por exemplo, o processamento de dados massivos relacionados à gestão de armazém e estoque.
No contexto empresarial, o controle de estoque pode representar de 35% a 45% dos recursos alocados com logĂstica e, por este aspecto, demanda atenção constante e próxima.
O emprego de IA na gestão de estoque permite o tratamento, em tempo real, de informações relacionadas à inventariação, pedidos, prazos e custos relacionados. Do mesmo modo, dada a automatização de processos, também diminui a probabilidade de erro humano na gestão.
Outro aspecto que gera impacto positivo pelo uso da inteligĂȘncia artificial na logĂstica é a possibilidade de anĂĄlise e definição de rotas de transporte otimizadas, com redução de custo operacional.
Este aspecto interfere, diretamente, na satisfação do cliente (seja B2B ou B2C) dado a celeridade da entrega, evitando atrasos, mantendo a qualidade do produto e oferecendo uma vantagem competitiva para a empresa.
Exemplos de inteligĂȘncia artificial
na logĂstica
No Brasil, empresas de transporte logĂstico estão investindo em IA, de modo a otimizar seus processos, reduzindo custos e aumentando a sustentabilidade de suas operações.
Por exemplo, com o uso de InteligĂȘncia Artificial e o aporte de capitais em setores estratégicos, a brasileira RaĂzen reduziu, no ano de 2021, seus custos operacionais em R$230 milhões.
A partir de estratégias de anĂĄlise de rotas de transporte otimizadas, o consórcio foi capaz de diminuir em 50% as emissões de gases, reduzindo sua pegada de carbono e retirando mais de 350 caminhões de sua frota.
Outra expoente brasileira no uso de IA em suas operações é a iFood que, por meio deste recurso, aprimorou sua cadeia logĂstica, sendo capaz de otimizar e qualificar o atendimento aos seus mais de 45 milhões de clientes no território nacional.
Quais as principais tendĂȘncias da
inteligĂȘncia artificial na logĂstica?
Devido às atuais tecnologias e modos de vida, diversos segmentos e setores econômicos foram impactados pela revolução 4.0. A logĂstica não se exclui desta transformação.
Aspectos relacionados à maior dinamicidade, agilidade, automatização, digitalização, volatilidade e incerteza dos mercados, aliadas às preocupações ambientais, sociais e de governança impulsionam uma nova realidade para as empresas.
Desse modo, as principais tendĂȘncias do uso da inteligĂȘncia artificial na logĂstica apontam para um cenĂĄrio de:
1-TendĂȘncia à diminuição da pegada de carbono;2-Automatização de processos e tarefas;3- Maior eficiĂȘncia e personalização de produtos e serviços; 4-Tomada de decisões por meio de IA; 5-SuĂte LogĂstica da TOTVSA SuĂte LogĂstica da TOTVS é uma solução tecnológica completa que otimiza e concede maior eficiĂȘncia aos processos logĂsticos de sua empresa por meio de uma plataforma SaaS moderna e intuitiva.
A partir de nossa solução, as empresas são capazes de configurar as etapas de rotinas operacionais de inbound e outbound, criar roteiros de inspeções personalizadas, registrar automaticamente os recebimentos, entre outras funcionalidades exclusivas.
Contando com mais de trĂȘs décadas de inovação, a TOTVS oferece aos seus mais de 70 mil clientes soluções que possibilitam maior rentabilidade e crescimento, impulsionando negócios por meio da tecnologia.
Conheça a SuĂte LogĂstica e aumente
a eficiĂȘncia dos seus processos!
Conclusão Neste artigo exclusivo da TOTVS vocĂȘ aprendeu sobre o conceito, vantagens e exemplos de aplicação da inteligĂȘncia artificial na logĂstica.
Ao longo do artigo, vimos como a InteligĂȘncia Artificial auxilia na logĂstica de maneira a processar dados massivos, correlacionar e compreender padrões, tendĂȘncias, otimizando e qualificando os processos que compõem a gestão de uma cadeia de suprimentos.
Como exemplo, observamos o impacto benéfico da IA no setor e apresentamos cases de empresas brasileiras que jĂĄ adotam sistemas de IA na gestão de suas cadeias de suprimentos, alcançando resultados positivos em maior eficiĂȘncia, controle e redução de custos em suas operações.
Desse modo, compreendemos como o uso da IA e da tecnologia em gestão beneficia os setores da economia que empregam, diariamente, estratégias e processos de logĂstica em suas operações.