Pouso Alegre recebe as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus — Foto: Felipe Christ
O trajeto das relíquias
no Sul de Minas ?
O fêmur e os ossos do pé, trazidas da Basílica de Santa Teresa, em Lisieux, na França, foram apresentadas aos fiéis na Paróquia Nossa Senhora D'Ajuda em Três Pontas (MG) na segunda-feira (29).
Por lá, aconteceram várias missas e procissões em honra à Santa das Rosas.
Até terça-feira (6), as relíquias ainda passarão por quatro igrejas: Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia (MG); Carmelo São José e Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, em Passos (MG); e Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Itaú de Minas (MG).
A programação detalhada:
domingo, 4 de agosto
Para encerrar a passagem por Pouso Alegre, uma missa de despedida será celebrada no domingo (4), às 8h, na Igreja do Carmelo.
Em seguida, seguirá viagem até Passos, onde os fiéis vão esperar no trevo da cidade para uma grande carreata até o Carmelo São José, onde às 19h acontecerá a celebração da Santa Missa.
Ainda no Carmelo São José, em Passos, haverá na segunda-feira (5) a celebração da Santa Missa, presidida por padres da Diocese, e o Rosário com Santa Teresinha ao longo de todo o dia.
Na terça-feira (6), às 16h, as relíquias seguirão em procissão até a Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, e às 17h, Dom José Lanza, bispo da Diocese, presidirá a Santa Missa.
Às 19h do mesmo dia, a urna com as relíquias seguirá caminho para a Paróquia de Santa Teresinha, em Itaú de Minas, que a partir das 19h30 até às 7h do dia seguinte, terá uma programação completa, com missas e terços ao longo de toda a noite e madrugada.
Quem foi a Santa
das Rosas ????
Santa Teresinha do Menino Jesus entrou para o Carmelo de Lisieux, na França, com apenas 15 anos, por especial autorização do Papa Leão XIII.
Ela viveu na França entre os anos de 1873 e 1897, tendo morrido precocemente com apenas 24 anos, por conta de uma tuberculose.
Representação de Santa Teresinha do Menino Jesus pela Igreja Católica — Foto: Divulgação/Igreja Católica
O que são relíquias?
É tradição da Igreja Católica venerar relíquias, sinais da passagem de homens e mulheres exemplares na vivência da fé pelo mundo.
As relíquias podem ser de primeiro grau (parte do corpo), segundo (objetos de uso pessoal, a exemplo de roupas) e terceiro (objeto que foi tocado pelo santo).
O relicário de madeira, que pesa 132 kg, é uma urna com detalhes em alto relevo, metal dourado e revestido por um grande acrílico transparente.
Ele armazena as relíquias de primeiro grau de Santa Teresinha, especificamente os ossos da perna e pé.