Criada há 16 anos, a Sollare adota as abordagens pedagógicas de Reggio Emilia para orientar, guiar e cultivar o desenvolvimento intelectual, emocional e social das crianças
O Sollare Instituto Educacional vem transformando vidas há 16 anos, atendendo crianças na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, e colaborando para o desenvolvimento da sociedade através do conhecimento.O sucesso da instituição foi possÃvel graças aos valores que a Sollare adota como essenciais para construção de personalidades, tendo como diretriz a estreita relação entre conhecimento, as interações sociais e a cultura.Esses três pilares se mantêm em todas as ações pedagógicas e educacionais do Sollare Instituto Educacional, seja nas relações interpessoais, na estrutura curricular, na metodologia ou em seu processo pedagógico.Inaugurado em 2008, o instituto nasceu a partir do projeto Mimos Berçário Pedagógico Ltda, apoiado no Referencial Curricular de Educação Infantil, que tinha como objetivo atender ao segmento de creche, apenas com crianças de 0 a 3 anos de idade.Com o passar dos anos, a Mimo`s progrediu e expandiu sua atuação, fortalecida pelo reconhecimento da excelência de seus serviços educacionais.Expansão O trabalho na Educação Infantil cresceu de forma progressiva, com segurança e qualidade, levando à expansão do atendimento.Assim, em 2014 a escola mudou suas instalações e passou a atender também a pré-escola, o que consolidou o Sollare Instituto Educacional como instituição de Educação Infantil.
A partir de demandas e reconhecimento dos pais das crianças, em 2018 o instituto iniciou as atividades do Ensino Fundamental/Anos iniciais.Aliado ao crescimento da estrutura, veio a mudança no nome da instituição, que passou a se chamar Sollare Instituto Educacional.
A Mimo´s Berçario Pedagógico Ltda foi preservada enquanto mantenedora.
A escola adota as abordagens pedagógicas de Reggio Emilia, um instrumento que visa a realização de um trabalho consistente e integrado com a comunidade escolar, respeitando as caracterÃsticas do mundo atual vivido pela criança.
A abordagem Reggiana foi criada pelo italiano Loris Malaguzzi, no perÃodo pós-guerra, quando mães viúvas buscavam um lugar de qualidade para deixar seus filhos.Como princÃpio educacional, Loris Malaguzzi entende que a criança é única e se relaciona com o mundo de um modo singular.
De acordo com essa concepção de aprendizagem, os educadores devem observar e confiar nas diversas formas que as crianças têm de participar, proceder e fazer escolhas.
Essa metodologia considera a essência da criança, como sujeito extraordinário e capaz de descobrir o mundo por si mesma.Por meio das relações estabelecidas com seus pares, a criança constrói conhecimento, cultura e sua própria identidade, vivendo o protagonismo de seu aprendizado, através da curiosidade e da experimentação.
O Sollare Instituto Educacional tem como valores: participação (crianças contribuem com o processo), transparência (honestidade no tratamento de informações sobre processos educacionais), solidariedade (generosidade nas interações sociais), corresponsabilidade (escola como complemento da educação familiar), respeito (consideração entre colaboradores, clientes e fornecedores) e inovação (na proposta pedagógica, no estÃmulo à criatividade e nos desafios para a educação de qualidade).Atualmente, o Sollare Instituto Educacional trabalha nos segmentos do Berçário até o Ensino Fundamental I.Por meio da observação das interações e brincadeiras entre crianças e adultos, é possÃvel identificar questões como a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções.
Ensino FundamentalNo Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento se dá pela consolidação das aprendizagens anteriores e ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando seus interesses e expectativas sobre o que ainda precisam aprender. Nessa fase, são ampliadas a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, possibilitando que lidem com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente. No processo de transição para o Ensino Fundamental, toda aprendizagem é valorizada e articulada com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Essa articulação leva em conta a progressiva sistematização dessas experiências e o desenvolvimento de novas formas de relação com o mundo, incluindo diferentes possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testar, refutar e elaborar conclusões, em atitude ativa na construção de conhecimentos.Mais informações:Facebook: facebook.com/sollareinstitutoeducacionalInstagram: @sollareinstitutoWhatsapp: (35) 3214-1145Sollare Instituto Educacional:R. Marieta Almeida, 533. Bairro Santa LuizaVarginha/MGContato - (35) 3214-1145Fonte: Da Redação e G1 Sul de Minas