O Hospital Bom Pastor, em Vaginha, foi uma das instituições fiscalizadas.
O TCE também esteve em Itajubá, no Hospital de Clínicas, na Casa de Caridade de São Lourenço e na UPA de São Sebastião do Paraíso.
"A fiscalização é inédita no âmbito do Tribunal de Contas de Minas Gerais e a gente olha vários aspectos, tanto em relação ao atendimento à saúde da população, quanto em relação às próprias instalações hospitalares, se elas estão dentro das normas vigentes, dentro dos procedimentos adequados, até para garantir mesmo o direito constitucional à saúde, que a gente sabe que em muitas unidades de saúde os recursos são públicos e são escassos, mas tem uma norma e um procedimento a ser verificado e a gente está aqui para isso", disse o auditor do TCE, Cláudio Foresti
Hospital Bom Pastor de Varginha foi uma das instituições fiscalizadas pelo TCE — Foto: Reprodução EPTV
Segundo o TCE, as instituições que estão passando por essa fiscalização foram escolhidas pelos seguintes critérios: p número de óbitos em proporção às internações e a quantidade de médicos em relação aos atendimentos.
Ainda de acordo com o TCE, a equipe de fiscalização chega nessas instituições sem um aviso prévio.
"Para que não haja um preparo, para que a gente possa chegar como se a gente fosse um cidadão querendo um atendimento.
E aí a gente vai ver todos os procedimentos da casa, se eles estão funcionando corretamente, as instalações, se elas estão de forma correta.
E a gente faz essa verificação da forma mais natural possível e sem atrapalhar, claro, o atendimento à população, que é o mais importante", disse o auditor Cláudio Foresti.
"Se for encontrada alguma irregularidade, o Tribunal vai tomar as devidas providências e sempre com vistas a melhorar, a sanar essas irregularidades o quanto antes e que o serviço seja melhor prestado pelo Estado, pelo município. É isso que a gente espera e é isso que a sociedade espera também", explicou o auditor André Mendes.
Auditores do TCE fazem fiscalização em quatro hospitais do Sul de Minas — Foto: Reprodução EPTV
O Hospital Bom Pastor de Varginha, por meio da Prefeitura, informou que por enquanto não teve acesso às informações do TCE. A unidade vai aguardar o relatório final da visita para então se manifestar.
Já a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso afirmou que já foi informada pelo TCE sobre adequações e reconhecimentos de alguns avanços que foram efetuados na UPA e que tudo que foi levantado será divulgado, assim como os prazos dessas adequações.
O Hospital de Clínicas de Itajubá diz que, enquanto não tiver o resultado da vistoria, a instituição não vai se manifestar. A Casa de Caridade de São Lourenço, por enquanto não respondeu ao questionamento da EPTV.