Cães são resgatados em situação de maus-tratos em Lavras e Alfenas

Alfenas e Lavras. Em Lavras (MG), o cão precisou ser eutanasiado após o resgate devido ao diagnóstico de leishmaniose

Por Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 06/12/2024 às 17:07:13
  1. Cães são resgatados em situação de maus-tratos no Sul de Minas — Foto: Polícia Civil e Polícia Militar

    Cães são resgatados em situação de maus-tratos no Sul de Minas — Foto: Polícia Civil e Polícia Militar

    Em Alfenas, dois resgates foram feitos nesta quarta-feira (4).

    Segundo a Polícia Civil, nas duas ocasiões, foram abertos inquéritos para apurar e responsabilizar os donos dos animais, que não estavam no local no momento das ações dos policiais.

    A primeira ocorrĂȘncia aconteceu no período da manhã.

    A Polícia Civil resgatou uma cadela que estava em condição degradante em um apartamento, em um conjunto habitacional da cidade.


    O animal foi recolhido e entregue aos cuidados de uma pessoa que se dedica ao resgate e assistĂȘncia de animais resgatados, onde estĂĄ recebendo cuidados.

    Cachorro é agredido por tutor e Polícia Civil abre investigação
    em Alfenas

    A segunda ocorrĂȘncia aconteceu no período da tarde. A Polícia Civil informou que recebeu o vídeo de um cachorro sendo agredido pelo dono em um apartamento.

    No vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver o animal sendo agredido vĂĄrias vezes com chutes e tapas. Ele não reage.

    Casos de maus-tratos a animais

    chegam a 159 neste ano em Lavras


    JĂĄ em Lavras, o caso aconteceu em uma serralheria da cidade. Após denúncias, a Polícia Militar de Meio Ambiente encontrou um cão adulto em situação de negligĂȘncia.

    Ele estava magro e com uma ferida grande no olho esquerdo.

    Para a polícia, os donos do animal disseram que ele teria sido diagnosticado recentemente com leishmaniose viceral canina, mas não iniciaram o tratamento.

    Os tutores foram levados para a delegacia de Lavras por maus-tratos e receberam uma multa.


    Polícia Investiga

    denúncia

    A Polícia Civil investiga uma denúncia de maus-tratos contra dois cães no Bairro Cohab, em Poços de Caldas (MG). Os animais não foram encontrados na residĂȘncia denunciada pelos policiais.

    Segundo a Polícia Civil, a denúncia dizia que os animais estariam desnutridos dentro de uma casa. O episódio ganhou notoriedade após imagens dos animais, em condições precĂĄrias, serem divulgadas nas redes sociais.

    De acordo com a Polícia Civil, a denúncia sugere que os animais estariam sendo mantidos no imóvel sem assistĂȘncia.

    Polícia apura denúncia de maus-tratos contra cães em Poços de Caldas, MG — Foto: Polícia Civil

    Polícia apura denúncia de maus-tratos contra cães em Poços de Caldas, MG — Foto: Polícia Civil


    A Polícia Civil informou que investiga a possibilidade de negligĂȘncia nos cuidados dos cães, o que configura crime de maus-tratos a animais domésticos. A investigação segue em andamento, com o objetivo de localizar os animais e esclarecer as circunstâncias envolvidas no caso.


    Lei Sansão


    Sancionada em 2020, a Lei Sansão estabelece pena de 2 a 5 anos de reclusão para quem praticar atos de abuso, maus-tratos ou violĂȘncia contra cães e gatos.O texto também prevĂȘ multa e proibição da guarda para quem praticar os atos contra esses animais.

    A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causa a morte do animal.O termo "reclusão" indica que a punição pode ser cumprida em regime inicial fechado ou semiaberto, a depender do tempo total da condenação e dos antecedentes do réu.

Fonte: G1 Sul de Minas e Da Redação

Comunicar erro
Fepi valendo

ComentĂĄrios

novato