Três pessoas e um cachorro são atacados por enxame de abelhas em Santa Rita do Sapucaí

Insetos ficaram nervosos após colmeia ser atingida acidentalmente por um jardineiro. Defesa Civil isolou rua por cerca de uma hora.

Por Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 29/01/2025 às 15:18:49
Defesa Civil isola rua de Santa Rita do Sapucaí após ataque de abelhas — Foto: Defesa Civil/Divulgação

Defesa Civil isola rua de Santa Rita do Sapucaí após ataque de abelhas — Foto: Defesa Civil/Divulgação


As vítimas - uma mulher e dois agentes da Defesa Civil - passaram pelo pronto atendimento e já foram liberadas.

O cachorro foi levado ao veterinário e também já está em casa.

De acordo com informações da Defesa Civil, uma moradora da rua fez um chamado dizendo que estava presa com os cinco filhos porque havia um enxame de abelhas dentro da casa dela.

Agentes da Defesa Civil de Santa Rita do Sapucaí são atacados por abelhas — Foto: Defesa Civil/Divulgação

Agentes da Defesa Civil de Santa Rita do Sapucaí são atacados por abelhas — Foto: Defesa Civil/Divulgação

Segundo a Defesa Civil, um jardineiro que trabalhava na casa vizinha atingiu acidentalmente uma colmeia, deixando as abelhas nervosas e atacando todos que estavam nas proximidades.

Outras Ocorrências

Ao chegar no local, os agentes também foram atacados pelos insetos e dois deles tiveram várias picadas.

A Defesa Civil isolou a rua e orientou os moradores a não sairem de suas casas até que os insetos se acalmassem, o que demorou cerca de uma hora.

A colmeia será retirada na noite desta terça-feira (29), com a ajuda de um apicultor.

O que fazer ao

encontrar um enxame

  • Caso visualize um enxame de abelhas no quintal ou mesmo na rua, jamais tente fazer a remoção por conta própria. Se afaste e ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros ou para a Defesa Civil;
  • tenha atenção redobrada com as crianças e os idosos: oriente seus filhos para que não brinquem perto do enxame e não joguem nenhum objeto nas abelhas;
  • afaste os animais domésticos do enxame. Qualquer barulho que eles façam poderá irritá-las e desencadear um ataque;
  • Se o enxame de abelhas estiver em deslocamento, abaixe-se e, se perceber que será atacado, corra, preferencialmente em ziguezague;
  • mantenha a calma e lembre-se: as abelhas têm o instinto natural de defender as colmeias, e certamente irão atacar caso identifiquem alguma ameaça.

Fonte: G1 Sul de Minas e Da Redação

Comunicar erro
Fepi valendo

Comentários

novato