Em 1Âș de março de 2025, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, recebeu calorosamente o presidente ucraniano Zelenskiy em Londres, após um tenso encontro com o presidente dos EUA, Trump.
A reunião ocorreu após Trump ter ameaçado diminuir o apoio à Ucrânia durante um encontro na Casa Branca, reacendendo tensões sobre o futuro da ajuda ao paĂs.
Em contraste com a frieza de Trump, Zelenskiy foi recebido com aplausos em Downing Street, onde se encontrou com Starmer para discutir um plano de paz antes da cĂșpula de lĂderes europeus.
"Espero que vocĂȘ tenha ouvido alguns dos aplausos na rua. Esse é o povo do Reino Unido saindo para demonstrar o quanto o apoia (â?Š) e nossa absoluta determinação em apoiĂĄ-lo" disse Starmer ao presidente ucraniano.
Starmer reafirmou o apoio do Reino Unido à Ucrânia, buscando tranquilizar o lĂder ucraniano em meio às incertezas geopolĂticas.
"Estamos com vocĂȘ e com a Ucrânia pelo tempo que for necessĂĄrio", afirmou Starmer, solidificando o compromisso britânico.
Além do encontro com Starmer, Zelenskiy tem um encontro marcado com o Rei Charles, um gesto que simboliza o apoio contĂnuo da monarquia britânica à Ucrânia.
A visita de Zelenskiy ao Reino Unido ocorre em um momento crĂtico, com a Ucrânia buscando apoio internacional para enfrentar a crise em curso.
O contraste entre a recepção calorosa no Reino Unido e as tensões com Trump destaca as divergĂȘncias entre aliados tradicionais sobre a estratégia de apoio à Ucrânia.
Fonte: AgĂȘncia Brasil e Da Redação