Outono terá temperaturas acima da média e chuvas pouco abaixo do normal no Sul de Minas, a previsão para estação

Conforme a consultoria da Climatempo, após verão quente e seco, outono será de grande amplitude térmica na região.

Por Alair de Almeida Jornalista Editor e Diretor Geral em 20/03/2025 às 12:37:08
Poços de Caldas, Outono com clima mais ameno...

Poços de Caldas, Outono com clima mais ameno...

?Outono


tem


temperaturas


acima da


média e chuvas pouco


abaixo do normal no Sul


de Minas, a previsão


para estação

Conforme a consultoria da Climatempo, após verão quente e seco, outono será de grande amplitude térmica na região.

Outono deve ter amanhecer frio e

tardes amenas no Sul de Minas; veja

previsão para estação

O outono começou oficialmente nesta quinta-feira (20) e promete mudanças no clima do Sul de Minas. Segundo a Climatempo, a estação terá como característica a grande amplitude térmica — ou seja, manhãs frias e tardes amenas.


Conforme a consultoria da Climatempo, a chance de geadas será baixa e as temperaturas devem ficar acima da média histórica para o período.

Além das temperaturas elevadas, o outono marca uma diminuição do volume médio de precipitações no Sul de Minas. A previsão é de que a região tenha um volume de chuva dentro a um pouco abaixo do normal.

Outono 2025 terá temperaturas acima da média e chuvas abaixo do normal no Sul de Minas, segundo a Climatempo — Foto: Júlia Reis/g1

Outono 2025 terá temperaturas acima da média e chuvas abaixo do normal no Sul de Minas, segundo a Climatempo — Foto: Júlia Reis/g1

A previsão para o primeiro fim de


semana de outono nas maiores


cidades do Sul de Minas:

Previsão do tempo


Cidade


23/03 (dom)
Poços de Caldas


16°C — 26°C
Pouso Alegre


17°C — 28°C
Varginha


17°C — 26°C
Passos


18°C — 27°C
Lavras


18°C — 26°C

Como foi o verão

O verão no Sul de Minas costuma ser bastante chuvoso. Mas neste ano, conforme a Climatempo, o que mais se destacou ao longo da estação foram os dias quentes e a precipitação abaixo da média em diversas localidades.

A atuação persistente de massas de ar quente neste verão favoreceu a irregularidade da chuva e as temperaturas elevadas.

????? Em relação à chuva, os volumes ficaram abaixo do esperado em praticamente todas as cidades monitoradas. Os menores acumulados foram registrados em Passos (445,8 mm), São Sebastião do Paraíso (418,2 mm) e Varginha (436,6 mm). Apenas Maria da Fé (751,0 mm) conseguiu registrar um volume mais próximo da média climatológica, indicando que a distribuição da chuva foi bastante irregular ao longo do verão.

?? O calor foi outro destaque da estação, com temperaturas máximas absolutas elevadas em diversas cidades. Passos (35,2°C), São Sebastião do Paraíso (34,2°C) e Varginha (33,2°C) registraram os maiores extremos de calor da região.

????? Além disso, as temperaturas máximas médias mostraram um comportamento acima da média histórica, refletindo o impacto das massas quentes persistentes. Os principais destaques foram Passos (30,7°C), Varginha (29,6°C) e Machado (29,1°C), todas com médias elevadas ao longo da estação.


De maneira geral, conforme a Climatempo, este foi um verão caracterizado por temperaturas elevadas e chuvas irregulares no Sul de Minas, impactando a agricultura e o abastecimento hídrico em algumas áreas.

Fonte: Da Redação Jornalista Alair de Almeida e G1 Sul de Minas

Comunicar erro
Fepi valendo

Comentários

novato