Ciclone no Sul do país intensifica frente fria no Sul de Minas

Ventos chegaram a 66 quilômetros por hora no Sul de Minas. Mas influência do ciclone é apenas na intensidade do frio, sem umidade.

Por Da Redação em 01/07/2020 às 15:40:16
Cachoeira de São Thomé das Letras

Cachoeira de São Thomé das Letras

Ciclone no Sul do país intensifica frente fria do Sul de MG; veja previsão para julho

O ciclone que provocou estragos no Sul do Brasil na terça-feira (30) intensificou a frente fria que chega ao Sul de Minas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente fria chega à região mineira provocando ventos mais intensos e frio, mas sem umidade, apenas com aumento de nebulosidade.

Segundo o Inmet, a única influencia do chamado "ciclone bomba" do Sul do país no Sul de Minas é que, com o fenômeno, a frente fria chega mais rápido à região e isso provoca mais ventos.

Na terça-feira, Passa Quatro (MG) registrou ventos de até 66 quilômetros por hora. Nesta quarta, a previsão é de ventos de até 56 quilômetros por hora. Em Varginha (MG), os ventos foram mais leves, de 48 quilômetros por hora e podem atingir os 28 nesta quarta.

Em algumas cidades, o tempo pode indicar chuva ao longo desta quarta-feira (1º), mas não há previsão de grandes volumes na região.

Aviso meteorológico

Segundo aviso meteorológico do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), válido até as 18h desta quarta-feira (1º), há possibilidade para ventos intensos, com rajadas que podem superar os 100 Km/h em algumas cidades do Sul de Minas.

Conforme o aviso, os ventos podem atingir com intensidade mais forte as cidades de Camanducaia, Córrego do Bom Jesus, Extrema, Gonçalves, Itapeva, Monte Verde, Sapucaí-mirim e Toledo.

Julho mais quente

Com o início do mês de julho nesta quarta-feira, o Inmet espera o mês mais quente do que a média climatológica. Mas isso não significa que a região não terá frio.

A previsão é de três ondas de frio ao longo do mês. A primeira e a mais intensa já na primeira semana, por volta do dia 4 de julho onde as temperaturas se aproximam dos 3°C e pode ter geadas pontuais.

As outras duas ocorrem na segunda quinzena e com menor potencial para geada. Em relação à chuva, o mês deve ficar entre a média ou um pouco abaixo do normal, com apenas um evento de chuva significativa, na virada da quinzena do mês.

Mesmo que algumas cidades fechem julho dentro da média ou até mesmo um pouco acima, não será um mês chuvoso, o que é normal para a época do ano.

Fonte: G 1 Sul de Minas

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato