Mesmo aberta para turistas, cidade às margens do Lago de Furnas segue sem Covid-19 e ST das Letras também não tem a doença

fama e São Tomé das Letras são as únicas cidades do Sul de Minas sem nenhum caso de coronavírus

Por Da Redação em 28/08/2020 às 16:25:41
Fama e

São Tomé

das Letras

no Sul de

Minas não

têm nenhum

Caso de coronavírus


Município de Fama, que tem pouco mais de 2 mil habitantes, é uma das duas do Sul de Minas que ainda não registraram casos da doença. Só duas cidades do Sul de Minas permanecem sem casos de Covid-19


São Tomé das Letras

O município de Fama (MG), de pouco mais de dois mil habitantes, ainda não registrou nenhum caso positivo de Covid-19. No Sul de Minas, apenas a cidade e São Tomé das Letras ainda não têm registros da doença. O que chama a atenção é que Fama não está completamente isolada, como está por exemplo, São Tomé das Letras. A cidade não está totalmente fechada aos turistas.

Segundo a Secretaria de Saúde, a informação tem sido a arma para manter a cidade livre da doença, mais de cinco meses após o início da pandemia no Brasil.



"A gente tem as nossas medidas, que é o isolamento social, o uso de máscaras, a nossa cancela está lá na entrada da cidade e a gente está em cima disso, orientando, o pessoal da epidemiologia pegando muito firme com todas as informações, passando para a população o que pode, o que não pode e a gente está com um trabalho muito intenso na cidade em relação a isso. A gente chega até a ser inconveniente de tanto que a gente pede, mas eu acho que isso tem ajudado muito", disse a secretária de Saúde de Fama, Soraia Conceição Carlos.

Em julho, a prefeitura chegou a fechar o comércio, hotéis e pousadas durante os fins de semana. A intenção era evitar os visitantes de sábado e domingo que buscam ficar às margens do Lago de Furnas para aproveitar a folga. Mas agora, a entrada de turistas está sendo controlada.

Mesmo com abertura para turistas, cidade às margens do Lago de Furnas segue sem Covid-19 em MG

Quem chega à cidade passa por uma barreira sanitária e é orientado quanto ao uso da máscara e o distanciamento.

"Turista é uma situação difícil, porque eles querem vir, quer aproveitar a represa, que agora subiu e a gente tem toda vez que chega na cancela é orientado o que eles podem e o que não podem na cidade. O pessoal entra na cidade, eles vão até os restaurantes, a beira lago nossa não estamos permitindo, eles vão aos restaurantes, a quantidade de pessoas que couber lá dentro vai ficar e o uso de máscaras é essencial e é o que a gente tem passado pra eles, o que pode entrar na cidade, dar uma voltinha, eles vão fazer isso por causa da represa, eles vão passear um pouquinho, mas a gente está restringindo essas situações, os fiscais ficam o tempo todo atrás olhando isso", disse a secretária.

Além dessa barreira, é feito também um monitoramento da Polícia Militar. O carro passa avisando os moradores sobre as medidas de proteção e pedindo para que eles evitem aglomerações.

Hoje, conforme a prefeitura, são cinco pessoas em acompanhamento com sintomas gripais, mas ninguém está confirmado para a doença.

Em São Tomé das Letras, outra cidade da região que segue sem casos confirmados, a prefeitura divulgou nesta sexta-feira (28) que 15 pessoas que estavam com suspeita da doença testaram negativo para a Covid-19.


Fonte: G1 Sul de Minas e SMS

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato