Dmae amplia manobras e usa volume morto de represa para evitar falta d'água em Poços de Caldas, MG

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 17/10/2020 às 12:40:15
Situação é considerada grave. Estiagem provocou sobrecarga no sistema de abastecimento de água, segundo departamento. Sistema de abastecimento de água está sobrecarregado em Poços de Caldas, MG

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) tem realizado manobras para manter o equilíbrio no abastecimento de água em Poços de Caldas (MG) há algumas semanas. Agora, iniciou a operação de uso do volume morto da Represa Saturnino de Brito, um dos pontos de captação.

A situação, segundo o departamento, é considerada grave e foi causada pela longa estiagem, que prejudicou o nível dos reservatórios da cidade. Com isso, o sistema de abastecimento está sobrecarregado.

Entre as manobras, está o controle de abastecimento em alguns locais, de três a quatro horas, para evitar a falta de água em pontos da cidade. O Dmae afirma que faz a manobra durante a madrugada para evitar transtornos à população.

"É quando a gente recebe um sinal vermelho em função da falta de chuva. O Dmae está equipado com toda a estrutura para a distribuição. Mas quando você não tem a matéria prima, acende o sinal vermelho e a gente tem que usar abaixo. Aqui estamos quatro metros abaixo, chegando em bancos de areia e, portanto, tem que acabar usando balsas com motores para pode captar abaixo daquilo que é considerado normal neste período", explicou o diretor do Dmae, Paulo César Silva.

A Represa do Cipó, que abastece 70% da cidade, também tem nível abaixo do normal.

"[Os outros reservatórios] estão baixos, mas controlados, com excessão do Ribeirão da Serra e do Várzea de Caldas, que são outros dois, dos seis pontos que captação que nós temos. Em função disso, acabamos usando o volume de outros pra atender a demanda reprimida de matéria prima. É um momento crítico, que nós pedimos para a população o consumo consciente, porque estamos sem chuva há sete meses".

O Dmae tem um número de telefone, que funciona de segunda a sexta-feira, para denúncias em relação ao desperdício de água. O contato é (35) 3697-2072.

Dmae amplia manobras e usa volume morto de represa para evitar desabastecimento em Poços de Caldas, MG

Reprodução EPTV

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato