Mortes por Covid-19 vão a 891 no Sul de Minas; casos passam dos 33,5 mil, aponta Estado

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 21/10/2020 às 11:58:57
Mais 13 mortes e outros 337 novos casos foram confirmados pela SES-MG nesta quarta-feira (21). Mais 13 mortes e outros 337 novos casos de Covid-19 foram confirmados no Sul de Minas em boletim divulgado nesta quarta-feira (21) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Com os novos dados, o Sul de Minas chega a 33.505 casos confirmados, com 891 mortes.

Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento. O G1 Sul de Minas informa diariamente por volta de 11h os dados do Estado e ao final do dia, novos casos divulgados em boletins municipais.

As novas mortes confirmadas pela SES-MG ocorreram em:

41ª, 42ª, 43ª, 44ª, 45ª e 46ª de Alfenas

13ª de Três Pontas

7ª de Machado

5ª de Cássia

3ª de São Tomás do Aquino

2ª de Santo Antônio do Amparo

2ª de Arceburgo

1ª de Carmo de Minas

Já os novos casos foram confirmados em 68 cidades:

+43 Três Corações

+23 Pouso Alegre

+21 São Sebastião do Paraíso

+20 São Lourenço

+18 Varginha

+16 Lavras

+11 Boa Esperança

+10 Campo Belo

+9 Extrema

+8 Jacuí

+7 Machado, Três Pontas, Andradas e Campestre

+6 Carvalhópolis, Paraguaçu, Passos e Poços de Caldas

+5 Cachoeira de Minas, Carmo do Rio Claro, Itajubá e Itanhandu

+4 Baependi, Bandeira do Sul, Camanducaia e Elói Mendes

+3 Santo Antônio do Amparo, Campanha, Cristais, Guaxupé, Itamonte, Muzambinho e Turvolândia

+2 Carmo de Minas, Aguanil, Campos Gerais, Carmo da Cachoeira, Estiva, Guaranésia, Itaú de Minas, Juruaia, Lambari, Monte Santo de Minas, Paraisópolis, Santa Rita de Caldas, São João da Mata e São Tiago

+1 Bom Repouso, Bom Jesus da Penha, Borda da Mata, Capetinga, Claraval, Conceição Aparecida, Conceição Rio Verde, Cruzília, Fama, Guapé, Ibitiúra de Minas, Monte Belo, Munhoz, Nepomuceno, Nova Resende, Ouro Fino, Santana do Jacaré, São João Batista do Glória, Serrania, Tocos do Moji e Santa Rita do Sapucaí

Conforme dados do Estado, Pouso Alegre segue na liderança de casos na região com 3.144 registros, sendo 71 mortes. Extrema tem 2.520 casos, com 28 mortes. Já Alfenas tem 1.732 casos, com 46 mortes. Itajubá tem 1.536 registros, sendo 54 mortes.

Ao todo, Minas Gerais tem 340.502 casos confirmados de coronavírus, sendo 8.554 mortes por Covid-19. Conforme a secretaria, 308.574 pessoas já estão recuperadas da doença.

Cidades com mais casos confirmados de Covid-19 no Sul de Minas

Divergência de números

Os número de casos suspeitos e confirmados divulgados pela SES-MG têm sido diferentes dos que estão sendo anunciados diariamente em boletins de prefeituras.

Sobre isso, a secretaria informou que assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.

Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

Dessa forma, é necessário percorrer todo este fluxo de notificação para que os casos sejam incluídos no boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG e, por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG, podem ocorrer, tanto em relação a casos suspeitos quanto a casos confirmados.

Dicas de prevenção contra o coronavírus

Arte/G1

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato