Ao contrário da região, São Sebastião do Paraíso tem aumento de casos de Covid-19

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 23/10/2020 às 22:17:45
Ocupação de leitos aumentou na Santa Casa da cidade e Secretaria Municipal de Saúde decidiu que município permanece na Onda Amarela do Minas Consciente São Sebastião do Paraíso vive alta de casos de Covid-19

São Sebastião do Paraíso apresenta aumento no número de infecções, enquanto o Sul de MG teve o menor número semanal de casos em três meses e queda de contaminações pela quarta semana seguida. Em dois meses, a quantidade cresceu de 244 registros, em 21 de agosto, para 900 até esta sexta-feira (23), segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Esta situação já reflete também no aumento da taxa de ocupação na Santa Casa da cidade, que é referência na região. Isso porque, 46% leitos de enfermaria e 20% de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Covid-19 estão com pacientes.

Este cenário foi provocado por uma série de fatores que contribuíram para o aumento da contaminação.

"Sem dúvidas estamos vivendo um momento em São Sebastião do Paraíso e microrregião do aumento de transmissão do coronavírus. Como já são sete meses, acho que houve um pouco de relaxamento nos cuidados e isso favoreceu esse momento que estamos vivendo da circulação, do aumento da circulação do vírus", destacou o infectologista José Carlos Costa Júnior.

Ao contrário da região, São Sebastião do Paraíso (MG) tem aumento de casos de Covid-19

Reprodução/EPTV

Fica na Onda Amarela

A macrorregião de São Sebastião do Paraíso e o Sul de Minas foram autorizados pelo Governo Estadual a avançar para a Onda Verde do Programa Minas Consciente, situação que possibilitaria maior flexibilização das atividades econômicas.

No entanto, para tentar frear a disseminação do vírus e até reduzir o número de pessoas doentes, a Secretaria Municipal de Saúde defende que vai manter o município do jeito que está: na Onda Amarela.

"A gente sabe que os empresários precisam sobreviver, mas por medidas de segurança nós não vamos estar avançando para a Onda Verde. Sei que tem empresários, principalmente do ramo alimentício, donos de restaurantes e buffet, que tem feito uma pressão, até um pedido para isso. Mas a gente acha que não é o momento, que a gente acha que não é momento, que a gente pode correr um grande risco de uma contaminação maior e aumentar ainda mais os nossos números de óbitos", disse o Secretário Municipal de Saúde, Wandilson Bícego.

VÍDEOS: veja as últimas notícias da região

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato