Especialistas da OMS afirmam que o vírus da Covid-19 vai se tornar endêmico entre as pessoas

Coronavírus: Mundo no Pico

Por Da Redaçao em 30/12/2020 às 05:39:38
da OMS afirmam
que o vírus da
Covid-19 vai se
tornar endêmico
entre as pessoas.


Ele não desaparecerá com o surgimento das vacinas.

A previsão dos especialistas da OMS é que o vírus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, se torne endêmico no mundo. (Foto: Unsplash)A previsão dos especialistas da OMS é que o vírus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, se torne endêmico no mundo. (Foto: Unsplash)


O médico Mike Ryan, líder da equipe de contenção e tratamento internacional da Covid-19 da OMS, falou sobre o assunto em entrevista coletiva. "O cenário mais provável é que o vírus se torne outro vírus endêmico, com um nível muito baixo de ameaça no contexto de um programa mundial de vacinação", disse o especialista.

"A existência de uma vacina, mesmo uma altamente eficaz, não é garantia de que uma doença infecciosa seja eliminada ou erradicada", explicou Ryan. Eles ressaltaram que além dos humanos, o vírus pode se tornar endêmico também em animais.

Os especialistas da OMS alertaram em maio sobre a possibilidade do vírus se tornar endêmico e a previsão começa a ganhar força. Mas, Ryan ressaltou também que a vacina contra a Covid-19 ajudará a controlar a propagação e normalizar a vida em sociedade.

Temos de aprender a viver com ele", afirma David Heymann, especialista em doenças infecciosas da OMS sobre o vírus causador da Covid-19. (Foto: Unsplash)


Os três sintomas que podem

anunciar um caso grave de covid-19

(Jetss)

"Temos de aprender a viver com ele", afirma David Heymann, especialista em doenças infecciosas da OMS

Já David Heymann, especialista em doenças infecciosas da OMS, afirmou que "o conceito de imunidade de rebanho é um mal-entendido quando se acredita que, de alguma forma, diminuirá a transmissão se um número suficiente de pessoas for imunizado".

O profissional, responsável por comandar a unidade anti-Sars da OMS, ressaltou que ninguém tem como prever como a imunidade agirá porque há muitas coisas desconhecidas sobre ela. "Parece que o destino deste coronavírus é se tornar endêmico, como aconteceu com outros", afirmou.

Covid-19: Brasil proíbe a entrada de passageiros do Reino Unido deste o Natal

"Este coronavírus continuará a sofrer mutações à medida que se reproduz em células humanas, especialmente em áreas de transmissão intensa", esclareceu Heymann.

O cientista afirma que o mundo poderá conviver com a Covid-19 devido as ferramentas de saúde pública que foram desenvolvidas em 2020. "O coronavírus continuará se espalhando apesar das vacinas, tratamentos e exames de diagnóstico. Temos de aprender a viver com ele", concluiu David Heymann.

Fonte: UOL Press OMS

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato