Especialistas da OMS afirmam que o vírus da Covid-19 vai se tornar endêmico entre as pessoas

Coronavírus: Mundo no Pico

Por Da Redaçao em 30/12/2020 às 05:39:38
da OMS afirmam
que o vírus da
Covid-19 vai se
tornar endêmico
entre as pessoas.


Ele n√£o desaparecer√° com o surgimento das vacinas.

A previs√£o dos especialistas da OMS é que o v√≠rus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, se torne end√™mico no mundo. (Foto: Unsplash)A previs√£o dos especialistas da OMS é que o v√≠rus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, se torne end√™mico no mundo. (Foto: Unsplash)


O médico Mike Ryan, l√≠der da equipe de conten√ß√£o e tratamento internacional da Covid-19 da OMS, falou sobre o assunto em entrevista coletiva. "O cen√°rio mais prov√°vel é que o v√≠rus se torne outro v√≠rus end√™mico, com um n√≠vel muito baixo de amea√ßa no contexto de um programa mundial de vacina√ß√£o", disse o especialista.

"A exist√™ncia de uma vacina, mesmo uma altamente eficaz, n√£o é garantia de que uma doen√ßa infecciosa seja eliminada ou erradicada", explicou Ryan. Eles ressaltaram que além dos humanos, o v√≠rus pode se tornar end√™mico também em animais.

Os especialistas da OMS alertaram em maio sobre a possibilidade do v√≠rus se tornar end√™mico e a previs√£o come√ßa a ganhar for√ßa. Mas, Ryan ressaltou também que a vacina contra a Covid-19 ajudar√° a controlar a propaga√ß√£o e normalizar a vida em sociedade.

Temos de aprender a viver com ele", afirma David Heymann, especialista em doenças infecciosas da OMS sobre o vírus causador da Covid-19. (Foto: Unsplash)


Os três sintomas que podem

anunciar um caso grave de covid-19

(Jetss)

"Temos de aprender a viver com ele", afirma David Heymann, especialista em doenças infecciosas da OMS

J√° David Heymann, especialista em doen√ßas infecciosas da OMS, afirmou que "o conceito de imunidade de rebanho é um mal-entendido quando se acredita que, de alguma forma, diminuir√° a transmiss√£o se um n√ļmero suficiente de pessoas for imunizado".

O profissional, respons√°vel por comandar a unidade anti-Sars da OMS, ressaltou que ninguém tem como prever como a imunidade agir√° porque h√° muitas coisas desconhecidas sobre ela. "Parece que o destino deste coronav√≠rus é se tornar end√™mico, como aconteceu com outros", afirmou.

Covid-19: Brasil proíbe a entrada de passageiros do Reino Unido deste o Natal

"Este coronav√≠rus continuar√° a sofrer muta√ß√Ķes à medida que se reproduz em células humanas, especialmente em √°reas de transmiss√£o intensa", esclareceu Heymann.

O cientista afirma que o mundo poder√° conviver com a Covid-19 devido as ferramentas de sa√ļde p√ļblica que foram desenvolvidas em 2020. "O coronav√≠rus continuar√° se espalhando apesar das vacinas, tratamentos e exames de diagnóstico. Temos de aprender a viver com ele", concluiu David Heymann.

Fonte: UOL Press OMS

Comunicar erro
Casa Coelho

Coment√°rios

Novato