Professora titular e chefe do departamento de nefrologia da Escola Paulista de Medicina (Unifesp) afirma: As vacinas são altamente confiáveis.

COVID-19: É guerra, VACINA X VÍRUS ( Ou Bactéria)

Por Da Redaçao em 09/01/2021 às 17:23:16


Professora titular


e chefe do


departamento de


nefrologia da Escola


Paulista de Medicina


(Unifesp), afirma:


As Vacinas são


altamente confiáveis.


INFORMATIVO I - VACINA COVID 19



Perguntas mais frequentes


1) Essas vacinas foram produzidas em tempo recorde. São confiáveis?

Sim.

As vacinas de rotina levam em média de 3 a 4 anos para serem estudadas e produzidas, mas existem planos pandêmicos que permitem encurtamento do tempo do estudo. Nesse caso, as fases I e II, que avaliam segurança e eficácia, sempre são mantidas e nunca encurtadas. Já a fase III, de "ajuste", pode ser mais rápida e, simultaneamente, pode ser realizada a produção da vacina investigada. Todas as 4 vacinas ( mais conhecidas por Oxford, Jansen/ Jonhson, Coronavac e Pfizer ) prováveis de serem utilizadas cumpriram corretamente essas fases. Não comentaremos ainda sobre a Sputink V, por faltarem dados publicados consistentes até o momento.


Unifesp suspende aulas da graduação até 30 de março devido ao coronavírus | São Paulo | G1

2) Alguma vacina contra Covid-19 já foi autorizada para uso no Brasil?

Ainda não.

A ANVISA criou um processo de "submissão contínua" no qual as farmacêuticas enviam documentos e resultados ainda parciais para agilizar registros futuros de novas vacinas. Dessa forma, não é possível falar sobre atraso do órgão regulador uma vez que nenhuma solicitação para liberação de vacina foi formalizada ainda.


3) As vacinas podem provocar Covid-19 ou alterar o código genético de quem for vacinado?

Não.

Nenhuma delas contém o vírus ativo ou atenuado. As 4 vacinas são compostas de parte não infectante do vírus ou de vírus completamente inativos (como a maior parte de vacinas que utilizamos). Também não existe nenhuma possibilidade de alteração genética dos vacinados, como foi erroneamente atribuído à vacina da Pfizer ou Moderna.


4) Quem teve Covid-19 deve ser vacinado?

Sim.

A imunidade conferida pela doença varia muito e não é longa. Nos dados mais atuais, estima-se que a imunidade dure alguns meses. As vacinas já mostraram conferir imunidade mais duradoura.


5) Teremos vacinas em clínicas particulares?

Não nesse momento.

Por orientação internacional, a princípio, todas as vacinas serão direcionadas apenas aos governos. Dependendo da capacidade de produção dos laboratórios, futuramente poderão ser disponibilizadas em clínicas privadas.


Nossa equipe na UNIFESP e no Instituto Toniolo trabalha há 20 anos com Pesquisa Clínica de Vacinas de Influenza (Gripe), Pneumonia e Herpes Zoster, com participação em cerca de 15 estudos na fase III. Conforme nossa experiência de trabalho, consideramos que nossos órgãos regulatórios são muito exigentes na avaliação da segurança e efetividade de vacinas. Trabalhamos também com FDA e EMA (europeu) e, do ponto de vista técnico (e sem viés político conforme acordado previamente), os profissionais e órgãos brasileiros são tão competentes e rígidos quanto os dos órgãos internacionais mencionados.


Aproveitamos para orientar que tenham muito cuidado nesses próximos dias, pois estamos em uma fase com maior incidência (novos casos) da Covid-19 do que no início da pandemia, principalmente com aumento de casos de transmissão familiar.

Novas informações sobre Covid-19 e vacinas surgem constantemente e vamos procurar atualizá-los conforme as novidades. Responderemos a outras questões frequentes e também a questões mais específicas sobre cada vacina conforme forem aprovadas e com a aproximação do início da imunização.


Atenciosamente, - Instituto Toniolo


Fonte: Instituto Toniolo

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato